13/11/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Mudas são plantadas em comemoração ao dia da árvore

Reeducandos do CPP de Mongaguá e servidores da PII de Tremembé realizaram o plantio

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Reeducandos do CPP de Mongaguá iniciaram a plantação de 1,2 mil mudas no dia da árvore

O dia da árvore (21/09) não passou despercebido e foi celebrado em duas unidades prisionais da SAP. O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá deu início à segunda fase do projeto “Revitalização da Mata Atlântica”, que visa revigorar a vegetação no entorno do presídio, com o plantio de mudas nativas, como ipê amarelo, tamboril, guanandi, ipê-rosa e muitas outras.

Serão plantadas 1,2 mil mudas, sendo 200 doadas pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém, parceira constante do CPP que já havia feito doação para a primeira fase do projeto e mil fornecidas pela empresa Disk Nata Construções Elétricas, que distribui mudas à população de Mongaguá através de um projeto de responsabilidade social.

Além de reflorestar a área, a ação beneficia também o preso, que realiza uma atividade laborterápica ao participar ativamente da execução do projeto, no preparo da terra, plantio, manutenção diária e observação do desenvolvimento das mudas. “Tais atividades desenvolvem o espírito coletivo de cooperação e a capacitação dos reeducandos, preparando-os para a vida em sociedade e conscientizando-os da importância da preservação do meio ambiente”, comentou o diretor do CPP, Alfredo Arthur de Almeida.

Na Penitenciária (PII) de Tremembé, diretores da unidade plantaram e adotaram uma árvore. Cada uma das mudas de aroeira salsa, ipê amarelo, branco e roxo ficará sob a responsabilidade de uma diretoria. As árvores receberam uma placa contendo nome científico e popular, divisão à qual pertence, data da plantação e tempo estimado de vida.

“O plantio realizado em comemoração ao dia da árvore, além de reforçar o simbolismo da data, gerou interação entre os servidores que, de forma voluntária, participaram do evento com muita descontração e criou o compromisso de acompanhar o cultivo da árvore adotada”, explicou o diretor da PII, Antonio Donizeti Cardoso. “Esta ação cria um ambiente de beleza e harmonia, que torna a vida mais agradável, além de ser um presente para as gerações futuras”, finalizou.