Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/07/22 | Sonia Pestana - Imprensa Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornada de Cidadania e Empregabilidade traz ações de respeito e união para dentro do sistema prisional de Parelheiros

A Penitenciária realizou evento com foco na reintegração social dos reclusos

Depois de dois anos, as Jornadas de Cidadania e Empregabilidade retornam às unidades prisionais do estado de São Paulo. Devido à pandemia de Covid-19, as ações foram suspensas nos estabelecimentos penais que compõem a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Por meio das Coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) o evento foi realizado visando a retomada da vida em liberdade.

Um bom exemplo vem da Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros. A unidade prisional abriu suas portas, de 5 a 8 julho, para a realização do mutirão de cidadania deste ano. Durante a semana, os reclusos puderam participar de atividades diversas promovidas por público externo e interno do estabelecimento penal.

Histórico das Jornadas

Desde 2016, a SAP estabelece que todas as unidades prisionais do estado de São Paulo ofereçam ações de reintegração social aos reeducandos através das Jornadas de Cidadania e Empregabilidade.

O evento permite que as pessoas privadas de liberdade tenham acesso a diversos instrumentos de ressocialização, desde a emissão de documentos, como RGs, a atendimentos jurídicos e de assistência social, por exemplo.

Além dos serviços disponibilizados rotineiramente, as Jornadas de Cidadania e Empregabilidade abrem espaço para que as unidades apresentem projetos desenvolvidos nas áreas de trabalho e educação, como os grupos de coral, teatro e artesanato em que os reeducandos são os principais atores.

Exemplos que emocionam

Os reclusos da Penitenciária de Parelheiros receberam um incremento nas diversas ações de reintegração social, a exemplo da emissão de registro geral (RG), palestras jurídica e de psicologia aplicada, atendimentos odontológicos com profissionais parceiros, corte de cabelo realizado por voluntários, palestra e testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), exames oftalmológicos realizados durante três dias por unidade móvel da Ótica Tokyo, a partir de uma parceria firmada com a Escola Estadual “Leda Guimarães Natal”.

Durante o evento também houve a formatura de 16 alunos do curso de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), voltado à alfabetização e ensinos Fundamental e Médio. A cerimônia contou com a presença de alguns familiares dos formandos, emocionando a todos os presentes com os relatos de superação e conquistas dos reclusos.

A Jornada de Cidadania contou ainda com a apresentação do experimento realizado pelos alunos do Ensino Médio, juntamente com a professora de Biologia, Cleide Maria de Oliveira Nogueira. Trata-se de biotecnologia voltado à agricultura.

A professora explica que durante as aulas teóricas foi reservado um tempo para os alunos praticarem o experimento que visa a criação de uma nova espécie de pimenta, resultante do cruzamento das espécies Malagueta, Dedo de Moça e Biquinho. Como o experimento está em curso, todos esperam ansiosos os primeiros frutos.

Para finalizar a semana de ações, ocorreu a sessão do cine-pipoca. A atividade teve a presença de 30 reeducandos e, ao final, a assistente social da unidade, Katiane Ventura, coordenou uma roda de conversa para provocar o pensamento crítico dos telespectadores sobre o filme nacional “Que horas ela volta?”.

aasassa
Topo