01/07/22 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornadas movimentam atividades em presídios da Corevali neste primeiro semestre

Retomada dos eventos alavancou ações pela reintegração social de apenados da região

A Penitenciária de Registro, no Vale do Ribeira, celebra a realização da sua primeira Jornada da Cidadania e Empregabilidade, que aconteceu no dia 29 de junho. A retomada do evento nas unidades prisionais de todo o estado agitou os estabelecimentos penais subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) ao longo do primeiro semestre do ano.

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma ação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e da Corevali. Seu principal objetivo é oferecer aos custodiados um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de atividades que forneçam o suporte necessário para o retorno à vida em liberdade.

Em Registro, a direção do centro prisional firmou parcerias com instituições públicas e privadas para atender de forma ainda mais efetiva as demandas de seus reclusos. Assim, a penitenciária ofereceu atendimentos à saúde dos sentenciados (em parceria com o Centro Universitário do Vale do Ribeira), em optometria, em advocacia (com presença da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” de Amparo ao Preso – Funap, e da defensoria pública do município) e palestras sobre alcoolismo, saúde mental, empreendedorismo, prevenção e tratamento da tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis e sobre a vida egressa. Além disso, a Jornada também proporcionou a coleta de informações para confecção da carteira de identidade (RG) dos detentos, por meio do convênio da SAP com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).

De abril até o fim de junho de 2022, cinco dos 20 presídios vinculados à Corevali sediaram a iniciativa.

CPP de São Vicente e o evento-teste para retomada

A primeira unidade prisional do estado a retomar o projeto após a flexibilização das orientações sanitárias para o controle da pandemia foi o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Vicente. O centro de reclusão inaugurado em agosto de 2021 promoveu a sua primeira Jornada em abril deste ano. Os apenados receberam atendimento jurídico, de saúde e odontológico, além de exame oftalmológico e corte de cabelo. Os presos ainda puderam participar de palestras sobre educação e conhecer os serviços oferecidos pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família, da CRSC. Os servidores tiveram acesso a uma sessão especial de massagem com profissionais voluntários. No total, foram realizados 993 atendimentos durante todo o dia do evento.

Também foi realizada a formatura dos reeducandos que participaram dos cursos profissionalizantes de padeiro e pizzaiolo, promovidos pela Universal nos Presídios. A cerimônia entregou diplomas a 63 formandos, que participaram da solenidade trajando beca e capelo.

PI de Potim

Em 11 de maio de 2022, a Penitenciária I “AEVP Jair Guimarães de Lima” de Potim promoveu a sua sexta Jornada da Cidadania e Empregabilidade, após mais de dois anos de pandemia. A unidade conseguiu atingir 796 atendimentos na edição, que contou com assistência jurídica e religiosa, corte de cabelo oferecido por voluntários, emissão e regularização de documentos (RG, título de eleitor, certidão de nascimento, casamento, entre outros), palestras da Funap, CRSC e Narcóticos Anônimos e acesso a consultas com dentista e optometrista. Durante a semana em que aconteceu a ação, a PI de Potim ainda fez testes rápidos de HIV, sífilis e exames de escarro entre os detentos, conseguindo atender aproximadamente 200 presos.

CPP de Mongaguá

No fim de maio, no dia 25, foi a vez do CPP “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá produzir a oitava edição da sua Jornada. O CPP recebeu palestras sobre educação e formação humana, saúde bucal, DST, AIDS, tuberculose e substâncias entorpecentes. A Diretoria Municipal de Habitação de Mongaguá, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) também apoiou o projeto, e, os advogados da Funap, juntamente com a defensoria pública, atuaram na realização de um mutirão de atendimentos jurídicos aos sentenciados.

O núcleo de saúde da unidade ainda fez a aferição de pressão arterial, glicemia capilar e orientações sobre doenças contagiosas para os custodiados.

PI de Tremembé

No dia 1º de junho, a Penitenciária I “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé sediou a sua quinta edição do trabalho. A Jornada também proporcionou aos reclusos serviços como a regularização e emissão de documentos, aferição da pressão arterial, teste rápido para HIV e teste de glicemia, atendimento de advogados, oficinas e palestras de temas diversos envolvendo saúde, dúvidas processuais, empregabilidade e orientações sobre atividades de reintegração social oferecidas pela SAP.