Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/07/22 | Eliane Borges – Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP realiza cerca de 500 exames de mamografia

Reeducandas e servidoras de 45 presídios participaram da ação

Numa operação que mobilizou 45 presídios, a Coordenadoria de Saúde (CS) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) organizou um mutirão de mamografia na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, abrangendo todas as unidades prisionais pertencentes à Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Oeste (Croeste).

A ação ocorreu de 26/04 a 06/05, período em que a carreta móvel da mamografia do Programa Estadual “Mulheres de Peito” esteve estacionada na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista. Embora seja o terceiro ano da campanha, desta vez foi algo inédito tendo em vista que os atendimentos foram oferecidos às reeducandas e servidoras de 45 presídios.

Com capacidade para atender 50 mulheres ao dia, as unidades trouxeram as participantes até Tupi Paulista em datas previamente agendadas. Ao todo, foram realizados exames preventivos de câncer de mama em 166 servidoras, incluindo as da Croeste. Além destas, foram examinadas 296 reeducandas que cumprem pena na própria unidade e no Centro de Ressocialização Feminino de São José do Rio Preto, deslocadas pela SAP até a penitenciária para este fim.

Programa Mulheres de Peito

Os exames de mamografia foram realizados por profissionais de saúde, utilizando equipamentos de última geração, em mulheres com idade entre 40 e 49 anos, com indicação médica, e entre 50 e 69 anos, sem indicação médica. As imagens capturadas nos equipamentos mamógrafos foram encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), serviço da Secretaria Estadual de Saúde que emite laudos à distância na cidade de São Paulo.

A carreta móvel recebeu visita das autoridades que realizam a inspeção mensal na penitenciária feminina, sendo o juiz do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) da 5ª Região Administrativa Judiciária de Presidente Prudente, Vandickson Soares Emídio. Também dos representantes do Ministério Público de Presidente Prudente, Lincoln Gakiya e Mário Coimbra, os quais puderam conhecer a equipe técnica multidisciplinar de saúde e as instalações dos equipamentos.

Doença

A mamografia identifica alterações nas mamas, mesmo quando a mulher não apresenta nenhum sintoma. O câncer de mama é considerado a primeira causa de morte por esta doença entre o público feminino no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A incidência e mortalidade tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos.

aasassa
Topo