Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/07/22 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Adestradores participam de curso de primeiros socorros para cães

Funcionários que atuam em canis de presídios da região noroeste receberam orientações básicas em ação com faculdade

Adestradores que atuam nos canis dos presídios subordinados à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) participaram de um minicurso de primeiros socorros e emergências para cães. O treinamento, realizado no último dia 14, foi ministrado por docentes do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Eduvale de Avaré e contou com a presença de 19 servidores.

A ação buscou orientar os funcionários sobre os temas mais relevantes do dia a dia com os cães de trabalho. Na parte teórica, foram abordados manejo de feridas e hemorragias, convulsões, exaustão (insolação ou desidratação), fluidoterapia, ingestão de entorpecentes, torção gástrica, ressuscitação e primeiros cuidados, picadas de animais peçonhentos e intoxicação por plantas e venenos.

No módulo prático, os participantes receberam orientações em relação à semiologia e avaliação dos sinais vitais do animal, vias de administração de medicamentos, talas e bandagens, além de suturas.

CÃES DE ALUNOS

Cinotécnico responsável pelo canil da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí, Carlos Eduardo Morgado explica que as aulas práticas foram realizadas em três cães, dois da raça pit bull e um Border Collie, que pertencem a alunos da faculdade.

“O treinamento foi ministrado pela coordenadora do curso de Medicina Veterinária e docentes da instituição. Os alunos participaram na confecção das apostilas”, detalha Morgado.

Ele pontua que o minicurso ocorreu por intermédio do diretor da Penitenciária II “Nelson Marcondes do Amaral” de Avaré, Joel Lopes da Silva, e dos responsáveis pelo canil da unidade.

Participaram do treinamento, ainda, adestradores da Penitenciária I “Dr. Paulo Luciano de Campos” de Avaré; da Penitenciária II “Gilmar Monteiro de Souza” de Balbinos, das penitenciárias Masculina de Ribeirão Preto e PI de Serra Azul, da PI de Pirajuí e do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva.

aasassa
Topo