06/11/12 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

Seguindo em frente

Cerca de 180 presos realizaram as provas de exame supletivo no CPP de São José do Rio Preto

Presos do CPP de São José do Rio Preto em realização de exame supletivo 2012

No último dia 21 de outubro, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Javert de Andrade” de São José do Rio Preto, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" realizou as provas dos exames supletivos 2012, que visam a certificação dos reeeducandos nos ensinos fundamental e médio.

Realizado desde 1987, o exame desse ano teve um número significativo de participantes, cerca de 180 presos realizaram as provas. A coordenação da Vunesp, fundação responsável pela aplicação e correção das provas, parabenizou a diretoria de educação do CPP pelo excelente trabalho e baixo índice de ausência.

Os detentos da unidade contam com aulas em dois períodos: diurno e noturno, com carga horária de quatro horas aula/dia. As aulas são ministradas por monitores presos selecionados pela Funap, o conteúdo aplicado é coordenado por uma orientadora educacional e supervisionado pela diretoria do núcleo de educação. Existem no momento duas turmas de alfabetização, duas de ensino fundamental e duas de ensino médio, totalizando seis turmas com 30 alunos cada.

Segundo a diretora de educação, Maria Silvia B. Dela Giustina: “Estas provas são de grande importância, pois servem de estímulo para que os reeducandos possam dar continuidade aos seus estudos. Elas promovem a certificação dos ensinos fundamental e médio”, explica Dela Giustina.

O CPP conta ainda com ensino de reforço para ajudar na realização das provas. Tanto para os exames supletivos, como para o Encceja e Enem, são trabalhadas provas realizadas em anos anteriores. Este reforço é complementado com livros didáticos que fazem parte do acervo da biblioteca da unidade que hoje conta com aproximadamente 6 mil livros.

Para o diretor do CPP, Ademir Panciera, o interesse despertado pela população carcerária é fundamental para a participação em exames como este, pois acaba contribuindo para o desenvolvimento humano e para a inserção do egresso no mercado de trabalho.

“Em cada evento relacionado com educação, que é concluído na unidade prisional, observamos a enorme satisfação dos reeducandos com as conquistas alcançadas e com a perspectiva de mudança de vida. Isto, sem dúvida, é que nos motiva a investir cada vez mais nas formas de aprendizagem”, ressalta Panciera.

O CPP possui ainda um grande número de cursos profissionalizantes oferecidos em parceria com o Senai local. Além de participar ativamente de diversos eventos tais como: Enem, Encceja, Cesu, Olimpíadas de Matemática, entre outros. O objetivo é sempre a formação profissional e capacitação que facilitará a reinserção do reeducando na sociedade civil.