28/06/22 | Mariana Amud - Imprensa Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Grupo “Todos os Tons” marca abertura da Jornada de Cidadania e Empregabilidade do CDP II de Pinheiros

Com músicas autorais, reclusos se apresentaram em evento ocorrido no início de junho

Os versos entoando esperança, fé e o amor cantados por reclusos do Centro de Detenção Provisória II “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros abriram a 6ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, ocorrida no início do mês de junho. O evento é realizado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a partir das coordenadorias de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

Na presença do Coronel Nivaldo Cesar Restivo, Secretário da SAP, Antônio José de Almeida, coordenador da Coremetro, Ernani Mangelo Izzo, diretor técnico III do CDP, José Fabiano Camboim de Lima, juiz de direito da Corregedoria dos Presídios do Deecrim (1ª RAJ de São Paulo), Lucas Roberto Gonçalves da Silva, coordenador substituto da CRSC, Guilherme Silveira Rodrigues, diretor emérito do CDP II de Pinheiros e de demais convidados, foi realizada abertura do evento no dia 8 de junho.

Com recepção proporcionada pela Universal nos Presídios (UNP), instituição parceira na oferta do café da manhã e de palestras aos reeducandos, o dia foi marcado por emoção e atividades oferecidas ao público-alvo do evento, com orientações sobre reintegração social, emissão e regularização de documentos, atendimentos médicos, oftalmológicos e odontológicos promovidos pelo corpo funcional e com apoio de parceiros. Ao longo da semana, foram mais de 620 atendimentos prestados aos reclusos.

“A gente não faz nada sozinho”

A presença de Duda Valentina Rodrigues, técnica em enfermagem e egressa do CDP II de Pinheiros, foi um diferencial do evento, com um exemplo vivo da possibilidade de mudança palestrando aos presentes.

“Estou muito emocionada, muito feliz de voltar dessa forma. Venho aqui falar para terem força, fé, para não desistirem. Eu não consegui sozinha, o meu aprendizado começou aqui, tive apoio psicológico e participei de eventos, palestras, cursos, os funcionários acreditaram em mim e eu não podia decepcioná-los”, ressaltou ela antes de sua fala aos reeducandos. Hoje usando um uniforme branco, por conta da sua profissão, Rodrigues conta como é respeitada pela sociedade, diferente de quando usava a roupa padrão da unidade prisional.

Composições próprias e muito ensaio

Composto por 11 reeducandos cis e transgêneros, o grupo “Todos os Tons” escreveu as quatro músicas apresentadas na abertura da Jornada de Cidadania e Empregabilidade. Com autoria de L.L., em “O mundo parou” os reclusos cantam sobre as mudanças enfrentadas por conta da pandemia de Covid-19.

Liberados para os ensaios duas vezes nas semanas que antecederam a apresentação, os cantores e compositores agradeceram pela oportunidade de mostrarem seus trabalhos. Sobre a pandemia, disseram que o momento tem servido de inspiração para algumas músicas e que têm buscado apoio na religião para se manterem fortes espiritualmente.