Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/06/22 | Nathalia Malaquim - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP lança projeto piloto de telemedicina em presídios do Estado

A iniciativa TeleSAP é uma parceria entre a SES e a CSSP

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), lança o projeto piloto TeleSAP, que oferece atendimento médico remoto à população privada de liberdade no Estado.

A implantação foi feita em 10 unidades, sendo 2 em cada região. A iniciativa visa promover a saúde por meio de atendimentos médicos de qualidade aos presos com uso da tecnologia.

O projeto foi iniciado em 16/05/2022 e, desde o início, está sendo monitorado para que possa ser aprimorado e ampliado de acordo com as demandas do sistema prisional. Nesse primeiro momento, foram ofertadas 12 especialidades para o atendimento via telemedicina, de acordo com a possibilidade de disponibilização da SES.

Segundo a Diretora do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP), Simone Pacheco Gomide da Silva, “o Projeto TeleSap se revela como ferramenta promissora de acesso e ampliação de atendimentos médicos e promoção da saúde da população prisional”.

Para uma boa utilização da plataforma usada nos agendamentos e consultas, a SES capacitou, com treinamento, gestores dos Centros Regionais de Atenção à Saúde da População Prisional (CRASPPs) e os gestores de saúde das unidades prisionais e médicos.

A foto de capa da reportagem mostra uma consulta sendo realizada. Nela, é possível observar a médica da unidade intermediando o atendimento ao privado de liberdade com o médico da especialidade, que está atendendo via computador de forma remota.

Telemedicina: a inovação que ganhou forças na pandemia

A Telemedicina é uma modalidade de serviço que amplia a oferta de atendimento na área da saúde de forma geral, visando estabelecer o contato simultâneo entre pacientes e profissionais da área médica que estão em locais distintos. Com essa tecnologia, é possível realizar consultas, otimizando o tempo e reduzindo custos operacionais.

aasassa
Topo