Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/06/22 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Custodiados do CPP de Campinas recriam obras de Romero Britto

Duzentos e cinquenta reeducandos participaram do projeto Semana da Arte

Reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Profº Ataliba Nogueira” de Campinas participaram do projeto Semana da Arte, promovido pela Escola Estadual Reverendo José Carlos Nogueira, instituição vinculadora da unidade prisional.

Com a finalidade de apresentar aos privados de liberdade as obras do artista Romero Britto – escultor e pintor brasileiro, radicado em Miami, nos EUA, o projeto teve a participação de 250 alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

As professoras Fernanda Cristina de Avelino e Silvana Maria Batista Santos trabalharam conceito de cores, formas e proporções, esquema corporal, criatividade, motricidade fina e autoestima, além de estimularem reeducandos a produção artística, o desenvolvimento de amizade, o conceito de paz, respeito ao próximo, interpretação e releitura das obras do pintor.

A arte é um dos caminhos que levam à sensibilidade, a um olhar mais humano e reflexivo para a vida. É assim que um dos participantes relata a sua experiência. “Eu sempre gostei de desenhar. Participar desse projeto tem sido uma oportunidade de colocar para fora os meus sentimentos, de mostrar a minha arte”, disse.

Aos 41 anos de idade, ele está no sistema prisional há quatro anos. Antes de entrar para o sistema, chegou a trabalhar como pedreiro e com desenhos.

Outro aluno, de 48 anos, disse que ao participar do projeto as suas memórias de adolescência foram resgatadas. Ele entrou no sistema prisional em 2019, mas antes disso, também gerenciava uma gráfica. Sempre teve contato com a arte.

aasassa
Topo