Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/06/22 | Augusto Biason – Ecom/CRSC e Mariana Amud – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandos de São Paulo aprovados no Prouni cursam ensino superior

Aprovação de 12 custodiados foi possível por meio das notas obtidas no Enem PPL

Todos os anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permite que milhares de estudantes realizem o sonho de entrar em faculdades e universidades pelo país. Para 12 reeducandos do sistema penitenciário paulista, entretanto, além da formação, a prova pode representar a oportunidade de mudança de vida fora do cárcere.

É o que acredita A.S.O., que está cursando Direito em uma instituição de ensino particular de Guarulhos. Para ele, a educação é um dos pilares mais importantes da vida e uma poderosa ferramenta de mudança. “É importante ter persistência, tentar até conseguir e aproveitar o tempo ocioso para estudar e buscar conhecimento”, afirma o reeducando.

Além dele, outros 11 apenados de todo o estado ingressaram no ensino superior neste ano. Eles conquistaram a vaga e a bolsa de estudos por intermédio do Programa Universitário para Todos (Prouni), a partir do resultado do Enem PPL de 2021. Entre os reeducandos que realizaram o exame, 1.779 obtiveram nota superior a zero na redação e totalizaram ao menos 450 pontos nas provas objetivas.

A Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, destaca que uma das principais funções do sistema carcerário é a reintegração das pessoas privadas de liberdade à sociedade. “A educação é umas das ferramentas mais poderosas para atingir esse objetivo e a garantia a esse direito está diretamente ligada ao pleno desenvolvimento da personalidade e fortalecimento das garantias e liberdades fundamentais”, aponta. Para ela, “a capacitação superior para os reeducandos os impulsionarão para um futuro de melhores oportunidades e esperanças”.

Preparação

Para treinar os candidatos inscritos no Enem PPL, a SAP proporcionou um cursinho preparatório com 100 horas de aulas a distância a mais de 1.800 reeducandos de 46 unidades prisionais. A medida é inédita e foi possível após uma parceria do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC) da Pasta com o Instituto SEB.

De acordo com o diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da CRSC, Diego Ferracini Lacerda, a preparação para o Enem no sistema prisional objetiva criar as condições favoráveis para a participação no exame, ampliando as possibilidades de um bom desempenho. “O ingresso no ensino superior contribui para mais oportunidades de inclusão e permanência no mercado de trabalho ocupando melhores vagas e com remuneração maior. As notas alcançadas nas provas podem ser utilizadas para acesso em instituições públicas ou privadas, abrindo novos horizontes para o desenvolvimento pessoal e comunitário”, explica.

aasassa
Topo