Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/06/22 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais da Coremetro promovem ações com foco no bem-estar de reclusos e servidores

Atividade física e saúde mental: uma parceria com bons resultados

Há anos a medicina relata que a atividade física é benéfica não somente para a prevenção de doenças, mas também para o controle de problemas emocionais. Foi com esse foco que as áreas de saúde do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista e da Penitenciária II “Nilton Silva” de Franco da Rocha prepararam ações voltadas a reclusos e servidores em função do tema “Saúde Física e Mental”. Ambos estabelecimentos penais são de responsabilidade da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa) do CPP esteve à frente das propostas com funcionários. Com foco nas doenças ocupacionais, a unidade contou com a fala da psicóloga Mônica de Lima Lozano para uma palestra sobre segurança no trabalho, incluindo dados sobre o tema. A profissional falou também de alguns aspectos sobre assédio moral e sexual que, atualmente, têm ocasionado o afastamento do trabalhador.

Segundo a palestrante, abordar a temática das doenças ocupacionais é de grande importância, independentemente de ser um órgão público ou privado. “O trabalhador passa grande parte do dia no ambiente de trabalho e preza por um local saudável e acolhedor, que gera benefícios para a própria empresa e para o profissional”, resume.

De acordo com Mônica, há um vasto leque de doenças ocupacionais que poderiam ser evitadas a partir de uma atenção especial, como a lesão por esforço repetitivo (LER), os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), além de dermatose ocupacional, transtornos auditivos; varizes nos membros inferiores; enxaquecas, estresse pós-traumático, depressão, síndrome de Burnout, ansiedade, dentre outros.

Na opinião da diretora geral do CPP, Nívia Seravali, há uma preocupação em enfatizar a qualidade de vida do corpo funcional, tanto física como mental. “O tema abordado foi propício ao cenário pós-pandêmico, que deixou marcas que precisam de um olhar minucioso e de valorização ao servidor", destaca.

Em complemento ao tema, a Cipa da unidade promoveu, em parceria com o Núcleo de Pessoal, uma palestra sobre Acidente de Trabalho (instrumentos legais e documentos necessários para conversão de licença saúde em acidente de trabalho ou aposentadoria por incapacidade permanente).

Ação especial

Servidores e reclusas do CPP de São Miguel Paulista receberam a atenção do educador físico Anailton Fernandes de Souza. O voluntário realizou seções de alongamento e jump como exemplos práticos de atividades físicas que podem ser facilmente inseridas no dia a dia.

Para a prática das aulas o professor não mediu esforços e lançou mão de tatames e camas elásticas. Segundo Souza, o importante é manter-se ativo, quer por meio de exercícios físicos, caminhadas ou dança.

Já em Franco da Rocha, com apoio da Fundação Juquery, que atua na área de saúde junto às unidades prisionais do município, a Penitenciária II ofereceu palestras e orientações sobre atividade física a reeducandos entre 19 e 60 anos, que apresentavam alguma patologia, como hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melito (DM).

Segundo a diretora de saúde da unidade, Gisela Sousa, o objetivo da ação foi cuidar da saúde por meio da conscientização, ressaltando importância da atividade física para o bem-estar geral. A equipe organizou palestra, além de alongamentos e exercícios laborais.

O recluso da Penitenciária II de Franco da Rocha M.A.N., declara que aprendeu muito com as explicações apresentadas. Ele destaca que a prática do alongamento protege o corpo de lesões musculares. O sentenciado A.A.C. acrescentou que a atividade física é boa para tratar diabetes, problemas do coração e complicações musculares.

aasassa
Topo