Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/06/22 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornadas são retomadas e evento em Pirajuí terá exposição de poemas feitos por presas

Nova edição do projeto, que visa à reintegração social, ocorre na semana que vem, na Penitenciária Feminina

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio das Coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e unidades prisionais da região noroeste (CRN), realizou, de 6 a 10 de junho, mais uma edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade. O evento ocorrerá na Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna”, de Pirajuí, e contará com uma exposição de poemas feitos pelas reeducandas.

Após mais de dois anos sem a atividade, devido à pandemia, as jornadas estão sendo retomadas com força total em todo o estado. O objetivo do projeto é oferecer aos reeducandos do sistema penitenciário paulista um conjunto de serviços essenciais, ofertando um mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas na retomada da vida em liberdade.

A programação para as detentas inclui atividades culturais, como música, dança e teatro. Além disso, serão realizadas palestras sobre educação, saúde e serviços executados pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs), da CRSC.

POEMAS

A sexta edição da jornada na unidade feminina contará com uma exposição de poemas que fizeram parte do Concurso de Poesias “Onde Está o Amor”, criado pelas reeducandas. Trata-se de uma parceria que a penitenciária firmou com os professores de linguagem do Ensino Regular, para trabalhar temas diversos ligados à literatura.

EXAMES

O evento engloba, ainda, exame Papanicolau, testes rápidos para detecção de HIV e hepatites, atendimentos médicos em geral e consulta com dentistas. Os serviços oferecidos contam com profissionais e materiais necessários para o atendimento disponibilizado pelo órgão parceiro.

A ação possibilita que, em um único dia, a reeducanda consiga, por exemplo, regularizar seus documentos, receber informações processuais e ainda passar por oficinas, palestras e dinâmicas especialmente elaboradas para sua reintegração social.

A SAP estabelece que todas as unidades prisionais do Estado de São Paulo devem oferecer ações de reintegração social aos reeducandos por meio do evento. Mais de dois milhões e meio de atendimentos já foram realizados desde a criação das Jornadas de Cidadania e Empregabilidade.

REALIZAÇÃO

A Jornada é uma realização do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), da CRSC; e do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), da CRN; e conta com importantes parceiros, como a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt” (IIRGD) e Universal nos Presídios (Igreja Universal do Reino de Deus).

aasassa
Topo