13/06/22 | Kelma Jucá - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP forma Células de Intervenção Rápida no Litoral

Unidades prisionais da Baixada Santista e do Vale ganham equipes para atuar em situação de crise

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) oficializou a formatura de 29 integrantes de Célula de Intervenção Rápida (CIR) para atuação em unidades prisionais da região da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. O evento, que contou com a participação do Secretário Nivaldo Restivo, ocorreu no dia 31 de maio no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Vicente.

Os servidores passaram por um curso de especialização promovido pela Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” (EAP), em parceria com a Coordenaria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali).

Com o curso de formação, os Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) e os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) tiveram 204 horas aulas teóricas e práticas. Foram formadas três novas CIRs cujos membros passam a ter conhecimento específico para agir em situações pontuais de crise em estabelecimentos penais de diferentes graus de segurança.

Duas unidades da Baixada Santista e uma no Vale do Ribeira passam a contar cada uma com uma Célula de Intervenção Rápida. São elas: a Penitenciária 2 de São Vicente, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Praia Grande e a Penitenciária de Registro, respectivamente.

Durante um mês, os formandos aprenderam normas gerais de ação com treinamentos estratégico, tático e operacional; técnicas de intervenção conforme a especificidade da unidade prisional; noções de valores e direitos humanos; uso de equipamentos de proteção individual e coletivo; instruções de resgate e pronto socorrismo, tanto para o operacional como para o preso; gerenciamento de crise; armamento e tiro defensivo; técnicas de imobilização, entre outros temas.

Em discurso aos servidores, o Secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo, exaltou o compromisso dos formandos, todos voluntários, a aprenderem técnicas que irão proporcionar um trabalho diferenciado à rotina da unidade sem prejuízo de suas funções. “A partir de hoje, os senhores se tornam profissionais capacitados para fazer uma intervenção, retomar a ordem e manter as condições de segurança e disciplina de suas unidades. E ao fazer este tipo de enfretamento com técnicas consagradas de gerenciamento de crise trazem mais tranquilidade e segurança para todos”, enalteceu.

Também prestigiaram o evento ao lado do diretor do CPP de São Vicente, Renato Marcelo da Silva; o coordenador da Corevali, Nestor Pereira Colete Junior; a diretora da EAP, Gisele Angélica Silveira Rodrigues; o tenente coronel e comandante do 39⁰ BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), Washington de Almeida Teixeira; e o major e subcomandante do 39⁰ BPMI, Alexandre Antonelli, além de diretores de unidades prisionais da região e diretores de núcleo da Corevali.

Sonho antigo

O AEVP Alex Cardoso de Souza, de 45 anos, é um dos novos membros da CIR. Com 20 anos de serviços prestados à Administração Penitenciária e próximo da aposentadoria, tornar-se integrante de CIR é mais do que a realização de um sonho, é uma forma genuína de demonstração de gratidão à Secretaria. “Esta é uma maneira de oferecer um trabalho ainda melhor para a SAP e para a sociedade paulista. Sou muito grato, pois, graças ao meu trabalho, eu criei meus filhos, fiz faculdade e comprei minha casa”, compartilha.