Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/06/22 | Sonia Pestana - Imprensa Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Ações de reintegração social marcam as Jornadas de Cidadania de 2022

Desde o início de maio, as Jornadas estão de volta às unidades prisionais da região metropolitana de São Paulo

Passados dois anos de atividades suspensas em razão da pandemia de Covid-19, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), retomou a realização das Jornadas de Cidadania e Empregabilidade com as pessoas privadas de liberdade. Ao longo do mês de maio deste ano, o evento de reintegração social já contabilizou cerca de 9 mil atendimentos nos estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro).

Nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Santo André, I “Éderson Vieira de Jesus” e II “ASP Vanda Rita Brito do Rego”, ambos de Osasco, a Jornada contou com a presença de autoridades das regiões e ofereceu uma gama de serviços aos reeducandos, como regularização de documentos, palestras sobre cuidados com a saúde, além de exames médicos e orientações jurídicas.

Dentre os serviços ofertados destacam-se a atualização e emissão de documentos, como do Registro Geral (RG), das certidões de Nascimento e de Casamento, regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Alistamento Militar e do Título Eleitoral. Paralelamente a isso, as unidades também prestaram atendimentos jurídicos, orientações sobre saúde bucal, além de palestras psicossocial com foco no Direito Previdenciário e no Auxílio Reclusão.

Jornadas da Cidadania em Penitenciárias

Na Penitenciária I “Mário de Moura e Albuquerque” de Franco da Rocha, as atividades ocuparam as seis salas do pavilhão escolar. Na abertura do evento, os presentes acompanharam apresentações da música Laços, de Nando Reis e Gabriel Moura, sobre amor e atenção ao próximo, e de um repente com foco na saúde mental.

Já na Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS), as reclusas participaram de diversas ações. Com destaque à empregabilidade das mulheres reclusas, os cursos oferecidos pelo Grupo Natalia Beauty, de design de sobrancelha, e pela Universal dos Presídios (UNP), de produção de amaciante de roupas, foram de encontro com as orientações dadas nas palestras do Sebrae, sobre empreendedorismo e autonomia financeira das participantes.

A unidade prisional realizou oficina de pintura em mandalas, roda de leitura, aplicação de testes rápidos para a detecção de HIV e Sífilis e atendimentos médicos, entre outras atividades. O evento também permitiu que os visitantes ouvissem as apresentações do coral de cerca de 70 vozes. Juntas, as reclusas entoaram canções como “A paz que está em você” e “A paz”, essa última uma versão da música de Michael Jackson, “Heal the World”.

Principal destaque foi dado a uma parte da canção, onde todas entoaram o refrão: “Só o amor muda o que já se fez. E a força da paz junta todos outra vez”, resumindo o espírito da Jornada de Cidadania com as pessoas privadas de liberdade.

aasassa
Topo