08/06/22 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presos do CR de Jaú participam de ‘Plantão Psicológico’ em parceria com faculdade

Projeto de escuta ativa pretende contribuir com o bem-estar mental e físico dos detentos

Reeducandos do Centro de Ressocialização “Dr. João Eduardo Franco Perlati” de Jaú estão sendo atendidos em um "Plantão Psicológico”. Trata-se do projeto “Supera Escuta Ativa”, que busca contribuir para o bem-estar mental e físico dos reclusos. No dia 22 de maio, 35 detentos receberam certificados do curso em cerimônia solene realizada na unidade prisional.

A ação é uma parceria firmada entre o estabelecimento penal, o Instituto Ação pela Paz e as Faculdades Integradas de Jaú. Um grupo de oito voluntários da instituição de ensino visita a unidade aos finais de semana, com a proposta de uma roda de conversa. A ideia principal é justamente ouvir e dar voz aos presos.

Portanto, o debate busca conscientizá-los, por exemplo, sobre os malefícios do uso de drogas e de bebidas alcoólicas, entre outras orientações que possam ajudar na solução de problemas que os sentenciados estejam enfrentando no dia a dia.

‘GRANDE APRENDIZADO’

“Foi um ótimo trabalho realizado pela equipe de Psicologia da faculdade, pois focou na ressocialização e como devemos nos comportar quando sairmos de liberdade. Sem dúvida foi um grande aprendizado”, declarou um dos presos que participou do projeto.

Para a diretora do CR de Jaú, Vera Lucia da Silva, os reeducandos precisam ter um espaço de escuta. “É importante para que eles possam expor suas expectativas, frustrações e, principalmente, pensar no futuro”, destaca a dirigente da unidade.

Shanday Mastrangelo Prudenciatti Ikehara, das Faculdades Integradas de Jaú, disse que o processo de ressocialização é um grande desafio para todos. “Exige ações e apoio, para que alcancemos as mudanças almejadas”, pontuou.

RECUPERAÇÃO E INCLUSÃO

A analista de projetos e a diretora-executiva do Instituto Ação Pela Paz, respectivamente, Rochelly Tatsumo e Maria Solange Rosalem Senese, enviaram vídeos de agradecimento aos voluntários da faculdade, detentos e funcionários do Centro de Ressocialização, ressaltando que acreditam na participação da sociedade civil na recuperação e inclusão dos egressos no mercado de trabalho.