Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/06/22 | Eliane Borges – Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Sentenciados de Assis produzem livro de poesias e participam de Chá Literário

Evento contou com a presença de 90 reeducandos e funcionários da SEDUC

“Poesia Nossa de Cada Dia” é o título do livro produzido com poesias e poemas escritos por reeducandos da Penitenciária de Assis, apresentado ao público durante “Chá Literário” realizado na unidade prisional em 20/05. A obra é fruto de atividade proposta pela professora Eliane Rorato, que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em situação de privação de liberdade, numa parceria entre Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), por intermédio da Escola Estadual “Prof. Léo Pizzato”, responsável pela educação no presídio.

A escola da Penitenciária de Assis conta atualmente com 320 vagas, ofertando Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso Técnico de Auxiliar Administrativo, além de vários outros projetos educacionais voltados à reinserção social de sentenciados. Neste contexto, os 11 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental foram convidados a escrever versos para expressar sentimentos, aprimorar a aprendizagem e evoluir no ciclo escolar como um todo. A partir das poesias e poemas escritos, alguns textos foram selecionados para compor um livro.

A obra foi apresentada num evento intitulado “Chá Literário”, realizado em 20/05, com a participação de aproximadamente 90 sentenciados. No local, estavam presentes a supervisora da Diretoria de Ensino de Assis, a diretora e a coordenadora da escola vinculadora “Prof. Léo Pizzato”, o professor coordenador do Núcleo Pedagógico de Assis, professores que atuam nas classes vinculadas da penitenciária e servidores da unidade. Na ocasião, além de recitarem textos poéticos, os alunos também realizaram apresentações musicais.

“Isso é o resultado de uma parceria entre a E. E. “Prof. Léo Pizzato” e a equipe do Centro de Trabalho e Educação da penitenciária, composto por servidores que se empenham em suas funções e oferecem aos alunos possibilidades concretas de uma escola dinâmica e participativa, com vistas ao aprimoramento de conhecimentos e da educação”, enalteceu o gestor da unidade prisional, Mauro Luiz Lima.

aasassa
Topo