Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/05/22 | Augusto Biason – Ecom/CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Dia do Assistente Social é comemorado na Sede II da SAP

Evento em homenagem aos profissionais que atuam como Agentes Técnicos de Assistência à Saúde contou com palestra sobre o trabalho no sistema prisional

Em celebração ao Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio, a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), por meio do Grupo de Ações de Reintegração Social (GARS), e a Coordenadoria de Saúde do Sistema Prisional (CSSP) realizaram, no último dia 17, o evento em homenagem a esses profissionais.

O evento reuniu servidores da CRSC, da CSSP e das cinco Coordenadorias de Unidades Prisionais. Cerca de 60 servidores participaram presencialmente da celebração, além de outros 19 que acompanharam a palestra por videoconferência. O evento também foi transmitido no canal da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) no YouTube, e pode ser acessado aqui.

Como convidada principal do evento, a professora Joana das Flores Duarte, da Universidade Federal de São Paulo, ministrou a palestra com o tema “Relatos e experiências: modo de produção capitalista e seus impactos na vida das mulheres presas trabalhadoras”, que debateu a atuação dos assistentes sociais nos espaços prisionais.

Fizeram parte da mesa de autoridades a Coordenadora da CSSP, Kely Hapuque da Cunha Fonseca, a Diretora Técnica III da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, Adriana Alkmin Domingues Pereira, a Diretora Técnica II do Departamento de Penas e Medidas Alternativas da região oeste, Adriana Matins Gomes, a técnica da Central de Atenção ao Egresso e Família de Araçatuba Lenilda Salvador Pugina, e a responsável técnica Ana Carolina de Lima Cordeiro.

Para a diretora do GARS, Maria Aparecida Gobato Lopes Castro, o convite para a professora partiu da necessidade de aliar a pesquisa acadêmica à prática profissional desenvolvida pelos assistentes sociais na SAP. “É importante destacar que o GARS, como um grupo que é referência técnica, se fundamenta nos conhecimentos do serviço social, por isso nossas comemorações deste ano priorizaram a interlocução entre a construção de conhecimento e o fazer de cada departamento na área do serviço social”, observa.

O evento também contou com falas da Diretora da Escola de Administração Penitenciária, Gisele Angelica Silveira Rodrigues, e da Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, que destacou que o trabalho desenvolvido pela CRSC está diretamente ligado às atribuições dos profissionais. “O assistente social no sistema prisional assegura os direitos do apenado, tendo como posicionamento a equidade da justiça social, construindo práticas humanas ao tratamento dos presos, egressos e prestadores de serviço”.

Já a Coordenadora de Saúde do Sistema Prisional, Kely Hapuque Cunha Fonseca, ressaltou o trabalho essencial dos assistentes sociais durante o período de pandemia e enalteceu o tema abordado pela palestrante. “Nosso espaço de trabalho é demandado pela realidade social, então não somos nós que criamos os espaços. O tema da palestra se relaciona a uma realidade de um modo de produção de ser, em que a profissão se insere como uma divisão técnica do trabalho”, reforça.

Atuação profissional na SAP

Na Secretaria, os assistentes sociais atuam como Agentes Técnicos de Assistência à Saúde e tem, como proposta de trabalho, a programação e execução de um trabalho conjunto que garanta o acesso aos direitos civis e sociais dos sentenciados atendido.

O evento possibilitou maior interação entre o trabalho realizado pelo Serviço Social das Unidades Prisionais, Hospitais de Custódia e Unidades de Atendimento de Reintegração Social, já que os trabalhos possuem diferentes formas de intervenção em cada local de atuação da SAP.

aasassa
Topo