30/10/12 | Joyce Malet Kassim, da Assessoria de Comunicação da Funap

Novo mobiliário da FUNAP é apresentado durante TEDxJardins

O TED é uma organização sem fins lucrativos voltada para o conceito de ideias que merecem ser espalhadas

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Moveis feitos a partir de material reciclável

O resultado de um novo projeto da FUNAP foi apresentado durante o TEDxJardins no último dia 04/10, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). Trata-se de um mobiliário que agrega o social e o ambiental. Isto porque a matéria-prima utilizada são palletes doados e madeira reutilizada. Já os executores da tarefa de transformar o ‘lixo em luxo’ são cerca de 20 reeducandos em regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia, no interior do Estado.

O TED é uma organização sem fins lucrativos voltada para o conceito de ideias que merecem ser espalhadas. Tendo iniciado há 26 anos como uma conferência de quatro dias na Califórnia (EUA), o TED se desenvolveu para dar suporte às ideias capazes de mudar o mundo em suas múltiplas iniciativas. No TED, líderes pensadores e realizadores são convidados para darem palestras de suas vidas em não mais que 18 minutos. Esses discursos são disponibilizados gratuitamente no site www.ted.com.

Já os TEDx são programas de eventos locais sem fins lucrativos, organizados de forma independente, que reúnem pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED. Por convenção, levam os nomes de bairros ou símbolos da região em que atuam e, por isso, este foi chamado de TEDxJardins. Jardins é um nome que fala de vários bairros e representa uma região da cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, um jardim é um espaço de brotos, de sementes, de criação, de coisa boa no ar, de brisa fresca e novas ideias. “Quisemos mostrar diferentes pessoas que representam estas ideias inspiradoras e estão ajudando a construir um país melhor”, afirmou Elena Crescia, organizadora e curadora do evento.

Os móveis compuseram o cenário do palco onde foram ministradas as palestras ao longo do dia, como também fizeram parte da decoração do foyer, espaço exterior ao auditório. Cada peça foi desenhada por alunos que fazem parte do movBA, um projeto desenvolvido pela Central de Extensão do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, dedicado ao estudo do mobiliários com enfoque na promoção de um design inclusivo. Foram nove universitários que se dispuseram a conhecer a Oficina de Marcenaria da FUNAP na Unidade Prisional e, desta parceria inusitada, sob a coordenação da Profª Denise Xavier, nasceu este mobiliário socialmente correto.

Foram expostas poltronas, buffet, mesas altas e baixas, aparadores, bancos e vivenciadas muitas trocas de experiências. Os cerca de 200 participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho que é desenvolvido no Sistema Prisional Paulista e, mais que isto, muitos demonstraram interesse, não apenas na aquisição deste mobiliário, mas em agir para a transformação desta realidade.