Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/05/22 | Mariana Amud – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais da Coremetro prestam homenagens às mães

Ações demonstraram a importância das mamães para o dia a dia da SAP

O Dia das Mães nos estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) foi marcado por demonstrações de afeto às servidoras e às mães de reeducandos custodiados pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

As ações propostas buscaram de forma singela enaltecer e valorizar mulheres que, diariamente, exercem dupla jornada, conciliando família e trabalho, sempre buscando dar conta de suas tarefas com dedicação e zelo. Por meio de cafés da manhã, pequenas lembranças ou por cartões, as unidades prisionais não deixaram a data passar em branco.

As diretorias gerais dos estabelecimentos penais reforçam que a lembrança de tais datas é significativa e especial para as mulheres. “Comemorar o dia das mães em uma unidade prisional perpassa o sentido que a própria data representa, pois, as mulheres, com seu instinto de cuidar, conseguem tornar mais amenos até os ambientes mais hostis”, ressalta o diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André, Ricardo Vieira.

Lembrança às servidoras e visitantes

Nos CDPs II “ASP Willians Nogueira Benjamin” e III de Pinheiros além da Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos a data contou com participações dos reclusos, na confecção de cartazes, presentes ou por meio de ação cultural. No CDP II de Pinheiros, além de participarem de um café da manhã promovido com apoio da Universal nos Presídios (UNP), as funcionárias receberam um cachepô feito de sobras de troncos de árvores, com uma suculenta, confeccionado pelos reeducandos do projeto “Mãos com Arte, Mãos Livres”.

Com a intenção de integrar corpo funcional, reeducandos matriculados no Eja (Ensino de Jovens e Adultos) e familiares, os gestores do CDP III de Pinheiros e professores da Escola Estadual Romeu de Moraes propuseram aos reclusos a confecção de cartazes para serem dispostos na unidade prisional ao mesmo tempo em que elaboraram cartões que foram entregues às funcionárias com a temática de Dia das Mães.

Para a professora da escola vinculadora, Ana Cláudia Maciel, a data é muito relevante para ser trabalhada com os alunos. “É possível perceber a importância do papel da mulher, da mãe na vida deles. Homenageá-las, ainda que de forma singela, é uma maneira de expressarem seus sentimentos por elas”, comentou a educadora dos anos iniciais.

Na Penitenciária I de Guarulhos, servidoras, convidadas e familiares de reclusos foram recepcionados ao som de Roberto Carlos. As apresentações, feitas em dias separados aos grupos, foram idealizadas pelo corpo funcional e colocadas em prática pelo coral formado por reclusos da unidade prisional. “Como é grande o meu amor por você”, “Falar com Deus”, “Versos Simples” e “Obrigado, mãe” foram as canções que emocionaram as mulheres homenageadas.

Bem-estar das mulheres

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros, junto aos setores de trabalho e educação, saúde e supervisão, marcou a data com ações de cuidado com a saúde das servidoras. Por meio de palestra de valorização da maternidade e verificação de sinais vitais (aferição de pressão arterial, saturação, pulso e glicemia) a unidade destacou a importância da atenção com a saúde que, às vezes, pode ser deixada de lado em razão do dia a dia atarefado. Para quem esteve presente, o momento de descontração e lazer foi uma forma carinhosa de demonstrar atenção às funcionárias, que se dedicam tanto à área profissional como à pessoal.

No CDP Feminino de Franco da Rocha, as mulheres também foram cuidadas, mas com foco em ações de beleza, relaxamento e promoção da autoestima das participantes. Com apoio da UNP, as servidoras receberam massagem, atendimentos com cabeleireira e esteticista como “forma de exaltar as mães maravilhosas e profissionais exemplares que são”, ressaltou o Diretor Geral, Felipe Goes.

As diretorias gerais dos CDPs Belém I, Mauá, Santo André, Itapecerica da Serra, Osasco I, da Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro” de Franco da Rocha e do Centro de Progressão Penitenciária de São Miguel Paulista também homenagearam as servidoras por meio de cartazes, confraternizações e lembranças.

aasassa
Topo