Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/05/22 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Coordenadoria de Saúde recebe equipes do Ministério da Saúde, Depen e Fiocruz para visita técnica

No encontro, foi abordada a questão de acesso à saúde da população privada de liberdade e dos servidores da SAP

No mês de abril a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP) recebeu a visita de integrantes do Ministério da Saúde (MS), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para tratar de assuntos relacionados ao atendimento à saúde da população privada de liberdade e dos servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Em reunião na Secretaria de Estado da Saúde, as equipes da CSSP, do MJ, do Depen e da Fiocruz realizaram visita técnica para articulação sobre a oferta de saúde para as pessoas privadas de liberdade no âmbito da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional - PNAISP.

Na ocasião, foram apresentadas as ações de incentivo à PNAISP, através das Deliberações de Comissão Intergestores Bipartite (CIB) 62 de 2012 e CIB 24 de 2022; as informações sobre o cadastro de profissionais no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES que está aberto para publicação até o final de junho de 2022 e a importância da realização dos cadastros das equipes de saúde das unidades prisionais, nas Plataformas Federais, de acordo com a PNAISP.

Ainda durante as visitas técnicas as equipes se reuniram no Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Região Metropolitana para pontuar sobre a oferta de ações voltadas à saúde e qualidade de vida dos servidores penitenciários.

Durante a reunião a Coordenadoria apresentou os trabalhos que são desenvolvidos pelo Grupo de Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass) aos servidores da SAP, como atendimentos biopsicossociais nas regionais da Pasta, campanhas de atividade física e acompanhamentos psicológicos.

No encontro, Rodrigo Pereira Lopes, Coordenador de Saúde do Depen, informou sobre pesquisa nacional em parceria com a Fiocruz que será realizada com os servidores prisionais do país voltado à Política Nacional de Valorização do Servidor Penitenciário. O Estado de São Paulo foi escolhido para a visita devido a estrutura atual disponibilizada para o atendimento do corpo funcional que é hoje referência nacional.

Para finalizar o encontro, os representantes do Depen e Fiocruz conheceram as dependências da Penitenciária Feminina da Capital (PFC), onde puderam além de ver as instalações prisionais, conversar com alguns servidores sobre os atendimentos desenvolvidos e disponibilizados pelo GQVidass.

aasassa
Topo