Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/05/22 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

HCTP I de Franco da Rocha no combate à dengue

Pacientes participaram de ação educativa de conscientização de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Durante o mês de abril, o Hospital de Custódia de Tratamento Psiquiátrico (HCTP) I de Franco da Rocha realizou ações de conscientização no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zyca. Para alertar os pacientes, a unidade desenvolveu atividades educacionais e interativas com dinâmicas em grupo por meio de palestra educativa: "O perigo é para todos. A prevenção também. Diga não à dengue, chikungunya e zyka”.

O foco do projeto foi apontar a importância da prevenção das doenças, do controle quanto a possíveis focos de água parada e da capacitação educativa dos pacientes na identificação de sinais e sintomas, podendo assim evitar as intercorrências de casos.

A atividade fez parte do tratamento estabelecido em projeto terapêutico singular desenvolvido pelo hospital, que propõe potencializar os aspectos de interação social no desenvolvimento individual e coletivo com foco na conscientização social coletiva e sua responsabilidade em grupo.

Para o diretor da unidade, Luiz Henrique Negrão, as atividades coletivas desenvolvidas ampliam a terapêutica específica adotada para cada paciente, enfatizando o processo de desinternação, reinserção social e fortalecimento da autonomia e autocuidado em relação à sua saúde, física e mental. “É salutar a importância deste tipo de atividade, em termos de aperfeiçoamento educacional e autônomo, uma vez que tal ação, enquanto terapêutica, atua na formação do cidadão consciente e apto para a reinserção psicossocial”, completou Negrão.

Durante a ação, 156 pacientes masculinos e femininos participaram das palestras. Cabe destacar que, apesar de coletivo, o trabalho é analisado em termos individuais para a evolução educacional e interacional de cada paciente. Os atendimentos são lançados em sistema virtual próprio, Gestão Prisional Única (GPU) e arquivado em prontuário educacional de cada participante.

aasassa
Topo