Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/05/22 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Secretário da SAP e Coordenadoria de Saúde realizam visita técnica ao HCTP II de Franco da Rocha

Evento foi organizado para apresentar as novas instalações da unidade

Na manhã do dia 19/04, o Secretário da Administração Penitenciária e a equipe da Coordenadoria de Saúde realizaram uma visita técnica no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) II de Franco da Rocha. Na ocasião, foram apresentadas as novas instalações do local, passou por reforma e restauração. As adequações para o cumprimento de medida de segurança readaptaram a unidade para as necessidades dos pacientes psiquiátricos e com comorbidades.

A obra, que teve início em fevereiro de 2021 e foi finalizada em abril de 2022, efetuou adaptações nas enfermarias, no pátio interno, na sala de enfermagem, no consultório médico e dentário e na clínica médica. Ao todo, foram gastos aproximadamente 5,7 milhões de reais que foram disponibilizados pelo Fundo Estadual de Saúde (Fundes).

O prédio, que pertence à SAP desde 2001, teve a estrutura física preservada conforme as normas do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), devido ao seu tombamento histórico. Sua fundação é de 1930 e antigamente fazia parte do Complexo Hospitalar do Juquery.

O HCTP II de Franco da Rocha é uma unidade hospitalar com 200 vagas masculinas que tem a finalidade de trabalhar especificamente em Regime de Desinternação Progressiva, recebendo cidadãos com transtornos mentais em conflito com a lei. Durante o processo criminal, é instaurado Incidente de Insanidade Mental e o paciente é considerado inimputável ou semi-imputável perante a Justiça, após perícia médica.

A visita às novas acomodações foi acompanhada também pelo Juiz da 5ª Vara das Execuções Criminais do Estado de São Paulo - DECRIM 6, Paulo Eduardo de Almeida Sorci; pela Coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário, Kely Hapuque Cunha Fonseca, pela Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá da Silva; pelo Coordenador de Unidades Prisionais da Região Metropolitana, Antônio José de Almeida e pela diretora do HCTP II, Luciana Corradine Nabas Candotta.

Visita ao HCTP I de Franco da Rocha

Na mesma data, o Secretário da SAP o Juiz do DECRIM, Kely Hapuque Cunha Fonseca e o diretor do HCTP I de Franco da Rocha, Luiz Henrique Negrão, visitaram as instalações do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico “Professor André Teixeira Lima” de Franco da Rocha.

A capacidade do hospital que cumpre regime de medida de segurança é par 400 vagas masculinas, 80 femininas e 122 para desinternação. Atualmente, o funcionamento do HCTP, que passou por reforma para ampliação e melhorias em 2019, é de 24 horas, divididas em turnos de revezamento nas unidades masculina e feminina.

Na oportunidade, as autoridades puderam conhecer os pavilhões masculinos e femininos e entender um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo hospital, como as atividades laborterápicas nas oficinas da Funap, o setor de educação com mais de 140 vagas e o Projeto Terapêutico Singular que se refere ao planejamento, ações e metas individuais do paciente a serem aplicados durante sua permanência na unidade.

aasassa
Topo