28/04/22 | Mariana Amud – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Com bolsa de estudos, reeducando da Penitenciária I de Guarulhos cursa Direito em faculdade particular

Nota conquistada no Enem PPL possibilitou ingresso de reeducando na instituição de ensino

É de mochila nas costas e em busca de mudanças para sua vida que A.S.O. cruza os portões da Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos rumo à faculdade. Desde o mês de março deste ano, o reeducando está cursando Direito em uma instituição de ensino particular, com bolsa de estudos integral conquistada graças ao seu bom desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estabelecimento penal faz parte da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Diariamente, após cumprir seu expediente de trabalho na penitenciária, o reeducando parte para uma outra etapa do seu dia, focada nos livros e aulas, visando um objetivo até então distante. “A escolha do curso se deu por conta de um antigo sonho profissional, traçado muito antes dos acontecimentos que me trouxeram ao cárcere”, comentou o estudante.

O apoio familiar e dos servidores da unidade prisional foi fundamental para que o plano saísse do papel. Hoje cumprindo pena em regime semiaberto, A.S.O. foi aos poucos trilhando o caminho que o levou ao ensino superior.

Bolsa de estudos

Após participação nas provas do Enem 2021, aplicadas dentro da unidade prisional a partir de iniciativa da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), do Grupo Regional de Trabalho e Educação (Grate-Coremetro) e da diretoria da área de educação da penitenciária, o reeducando teve a oportunidade de pleitear vaga na faculdade.

Com uma média de 584 pontos, A.O.S. tinha como primeira opção o curso de Direito e como segunda opção a graduação em Engenharia Civil, ambas em instituição particular. Ao final do processo seletivo, realizado por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni), o reeducando conseguiu vaga e bolsa de estudos para a formação em bacharel em Direito. Cheio de expectativas, o novo universitário pretende atuar como advogado e se especializar em Direito do Consumidor e Comércio Eletrônico.

Apoio familiar

Segundo Jean Carlos Barbosa, Diretor do Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária I de Guarulhos, “a interação entre a unidade prisional e os familiares de A.S.O. foi um fator imprescindível e será de extrema importância durante a realização do curso”. Com servidores empenhados em proporcionar as condições necessárias à formação profissional e educacional dos presos, a unidade prisional trabalha para garantir o acesso dos reeducandos nas diversas oportunidades de capacitação disponibilizadas.

Fundamental para a realização do sonho, a família de A.S.O. não mediu esforços para que o plano desse certo, seja incentivando ou cuidando dos trâmites burocráticos. Tal apoio tem permitido que o novo universitário se dedique à área considerada alicerce para sua trajetória. “A educação é um dos pilares mais importantes da vida, é uma poderosa ferramenta de mudança. É importante tentar até conseguir e estudar, buscar conhecimento”, reforça ele.