26/04/22 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Coremetro promove sustentabilidade ambiental

Reciclagem de tampas plásticas movimenta servidores da regional

Com o slogan “Sua contribuição fará o bem a uma instituição social e ao meio ambiente!”, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) encabeça uma campanha permanente de arrecadação de tampas plásticas em apoio à Organização Não Governamental (ONG) Ecopatas. A Coremetro faz parte de uma das sete coordenadorias da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Em quatro meses de ação junto aos servidores e visitantes da regional, foram arrecadados 14 quilos de tampas plásticas diversas. Entre os itens recolhidos estão fechos de produtos alimentícios, de higiene pessoal, doméstica, de papelaria, dentre outros.

Para da Cipa-Coremetro a ideia da campanha foi mostrar que todos podem contribuir para proteger o meio ambiente ao mesmo tempo em que apoiam uma causa social. De acordo com a Comissão Interna, o gesto de separar uma tampinha plástica pode ser algo simples, mas com o tempo fará uma grande diferença para todos os envolvidos na questão.

A advogada da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Auta Wolfmann, fez questão de colaborar com o projeto que envolve sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Para ela, a arrecadação desse item reciclável é uma forma viável de transformá-lo em recursos financeiros em apoio a entidades assistenciais. “Seria uma espécie de moeda solidária”, explicou.

Outra participação importante na ação vem do recluso J.N.S.P.J., do Centro de Detenção Provisória (CDP) II “ASP Paulo Gilberto de Araújo” Chácara Belém. Diariamente ele presta serviço na Coordenadoria na área de serviços gerais.

Quando ficou sabendo da ação da reciclagem com tampas plásticas, o reeducando tratou de separar todos os lacres dos galões de água mineral utilizados na Coordenadoria diariamente. Foi a partir dessa ação que ele passou a observar o lixo espalhado pelas ruas da cidade. Segundo ele, foi aí que começou a entender o tamanho da responsabilidade de cada um de nós. “Da minha parte, fico feliz em contribuir”, completou.

Ecopatas

Desde 2019 a ONG Ecopatas desenvolve um trabalho que une sustentabilidade ambiental com defesa de animais abandonados. Para atingir essa proposta, eles coletam tampas plásticas e lacres de latinhas, que são vendidos para empresas de reciclagem, o ganho é utilizado para a castração de animais de rua.

Segundo a instituição, ao longo dos três anos de existência, já foram castrados mais de 5 mil animais, entre cães, gatos e coelhos. Ainda, de acordo com a Ecopatas, só no primeiro mês de 2022 já foram comercializadas mais de seis toneladas de tampinhas plásticas e castrados 290 animais deixados na rua ou acolhidos por “protetores”.

Outra ação da Ong diz respeito ao atendimento prestado aos bichinhos de moradores de comunidades carentes. Atualmente, a iniciativa tem pontos de coleta espalhados pelos quatro cantos da Grande São Paulo, no litoral e no interior.