Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/04/22 | Augusto Biason – CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornada de Cidadania e Empregabilidade é retomada após dois anos de suspensão

Interrompida durante a pandemia, evento que ocorreu no CPP de São Vicente contou com diversos atendimentos e palestras aos reeducandos

Depois de mais de dois anos suspensas, as Jornadas de Cidadania e Empregabilidade voltaram a ser realizadas nos presídios paulistas. O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Vicente recebeu, no último dia 6 de abril, o evento-teste de retomada voltado à reintegração social dos reeducandos. É a primeira vez que a unidade inaugurada em agosto de 2021 recebe a ação.

A iniciativa é um projeto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com as coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali). O objetivo é promover acesso a um conjunto de serviços para auxiliar na retomada da vida em liberdade.

Os apenados do CPP de São Vicente puderam participar das diversas ações oferecidas durante o evento, como atendimento jurídico, de saúde e odontológico, exame oftalmológico e corte de cabelo. Além desses atendimentos, também foram realizadas palestras sobre educação, saúde e sobre os serviços oferecidos pelas Centrais de Atenção ao Egresso e Família, da CRSC. Para os servidores houve uma sessão de massagem com profissionais voluntários. No total, foram realizados 993 atendimentos ao longo do dia.

Durante a Jornada, também ocorreu a formatura dos reeducandos que participaram dos cursos profissionalizantes de padeiro e pizzaiolo, promovidos pela Universal nos Presídios. A cerimônia contou com a entrega dos diplomas aos 63 formandos que participaram da solenidade trajando beca e capelo.

Integraram a mesa de honra do evento o Diretor Geral do CPP de São Vicente, Renato Marcelo da Silva, o Diretor do Grupo de Relações Institucionais da CRSC, Lucas Roberto Gonçalves da Silva, o representante do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação da Corevali, Ewerton da Silva Medeiros, o Supervisor da “Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), José Antonio Gonçalves Leme, e o pastor da Igreja Universal nos Presídios Clodoaldo Rocha.

Desde 2016, a SAP estabelece, por meio da Resolução 138, que todas as unidades prisionais do estado de São Paulo devem oferecer ações de reintegração social aos reeducandos por meio das Jornadas. A ideia é que após a realização do evento-teste em São Vicente, as Jornadas de Cidadania e Empregabilidade retomem com força total em todo o estado.

aasassa
Topo