19/04/22 | Eliane Borges - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Combate à dengue: Reeducandos lotam 120 caminhões de itens inservíveis em Presidente Venceslau

Mutirão contou com 60 reeducandos e uso de seis caminhões de unidades prisionais vizinhas

Para conter o aumento dos casos de Dengue no município de Presidente Venceslau, unidades prisionais e a prefeitura local fizeram em mutirão de limpeza que recebeu o nome de “Bota Fora”. Durante seis dias, de 31/03 a 07/04, de forma voluntária, 60 reeducandos da Ala de Progressão da Penitenciária I “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau arregaçaram as mangas para coletar materiais inservíveis que os moradores, de forma colaborativa, iam colocando nas calçadas. No total, 120 caminhões foram carregados de materiais sem utilização.

Acompanhados por agentes prisionais e divididos em seis frentes de trabalho, com dez reeducandos cada, os grupos percorriam os bairros recolhendo objetos que pudessem acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Assim, moradores aproveitaram o “Bota Fora” para descartar itens sem uso que estavam nos quintais das casas, inclusive móveis antigos, sofás, vasos, recipientes e portas, deixando as peças em frente às residências, nos dias em que a ação era executada, conforme cronograma da prefeitura. Todos esses materiais foram, posteriormente, descarregados no aterro sanitário do município.

A ação contou com o apoio de funcionários da prefeitura e uso de seis caminhões emprestados pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), bem como o Centro de Detenção Provisória “Tácio Aparecido Santana” de Caiuá, Penitenciária de Caiuá, Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes e Penitenciária “Asp. Adriano Aparecido de Pieri” de Dracena. “Quero agradecer aos envolvidos pelo excelente trabalho realizado diariamente na execução deste projeto e dizer: Obrigado equipes! Vocês são a prova de que sucesso se alcança com determinação e trabalho duro. Todos estão de parabéns pelo espírito de união e sacrifício”, agradeceu Marcos Donizete Pereira, gestor da PI de Presidente Venceslau.

A cidade tem aproximadamente 40 mil habitantes e já havia registrado, somente neste ano, até o final de março, 147 casos de dengue e uma morte pela doença. Números preocupantes se comparados a 2021, quando foram registrados 63 casos da doença durante todo o ano.