13/04/22 | Eliane Borges - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Mês de março é marcado por prêmio para gestora, campanha de saúde e homenagens para servidoras

Diretora da PF de Tupi Paulista recebeu título “Mulher que Inspira” enquanto servidoras foram incentivadas a realizar exames preventivos e ainda foram homenageadas pelo Dia da Mulher

O terceiro mês do ano foi marcado por diversos acontecimentos para o público feminino nos estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). Em 8 de março, a gestora da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, Adriana Alkmin Pereira Domingues, foi selecionada como Mulher de Destaque no evento “Mulheres que Inspiram”, organizado pela Prefeitura de Adamantina. Na mesma data, celebra-se o Dia Internacional da Mulher e, por isso, as unidades prisionais homenagearam todas as servidoras com entregas de lembrancinhas, cafés e almoços especiais, além de ofertarem palestras sobre temas femininos, entre eles, a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero, que dá ao período o título de Março Lilás.

Mulher que Inspira

A indicação da gestora da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista para concorrer ao título de Mulher de Destaque de Adamantina foi da Juíza de Direito da 3ª Vara Judicial da Comarca do município, Ruth Duarte Menegatti e do Secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Vanderlei. O evento foi realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, no Teatro Fernando Paloni, na presença de representantes do Tribunal de Justiça e promotoria. Dentre as 100 votadas, Domingues se destacou pelas ações contra a violência doméstica realizada com mulheres encarceradas. Em 23/03, servidoras da unidade foram presenteadas com um café da tarde oferecido pela Igreja Universal do Reino de Deus.

Conscientização

Considerado o mês da mulher, março também é palco de uma bandeira muito importante à saúde feminina: a prevenção ao câncer do colo uterino e a importância da realização anual do exame ginecológico Papanicolau. Para tanto, as unidades prisionais colaram cartazes e distribuíram folhetos informativos da campanha denominada Março Lilás. Na Penitenciária de Caiuá, a médica da unidade realizou palestra sobre o assunto direcionada para servidoras.

As atividades foram incentivadas pela Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, por intermédio do Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Região Oeste e organizadas pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) das unidades prisionais.

Homenagens

Na Penitenciária de Osvaldo Cruz, as servidoras foram contempladas com a palestra “Enfrentando as adversidades”, ministrada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Rose Albertinazzi, e, na sequência, saborearam um café da tarde com entrega de brindes. Também assistiram aulas de autocuidado e aromaterapia, com demonstrações de automassagem, pela empresária Carolina Castilho. A Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis levou a massoterapeuta e aromaterapeuta Sueli Ferreira para um bate papo, com dicas para fortalecimento da saúde física, mental e espiritual feminina. Ao final, foram distribuídos aromatizantes e servido um almoço especial. Em 28/03, na Croeste, a enfermeira Rosimeire Andrade explanou sobre doenças e suas formas de prevenção, enquanto a esteticista e cosmetóloga Isabella Chaves abordou a temática da autoestima, beleza e autoconhecimento.

Com entregas de mimos e sorteios de brindes, a importância da figura feminina foi lembrada nas penitenciárias de Dracena, Feminina e Masculina de Tupi Paulista, Lavínia III, Valparaíso, Irapuru, PI de Presidente Venceslau, Riolândia, Pacaembu, Pracinha e Andradina. Também participaram os CDP’s I e II de Pacaembu, Riolândia, Paulo de Faria, Nova Independência, além do CR de Araçatuba, CRP de Presidente Bernardes, CPP’s de São José do Rio Preto e de Pacaembu.