25/10/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Comemoração do dia das crianças alegra unidades femininas

A data foi celebrada com diversas atividades para os filhos de reeducandas

Brinquedos confeccionados de material reciclável foram distribuídos às crianças na PFII de Tremembé

O dia das crianças foi especial, não apenas para os baixinhos, como para as presas das penitenciárias femininas de Ribeirão Preto e de Tremembé II. As unidades comemoraram a data no dia 14/10, recebendo filhos de reeducandas para participar de atividades junto de suas mães.

Em Ribeirão Preto, mais de 50 crianças acompanhadas de pais, avós, madrinhas e tios foram recepcionadas por palhaços, mágicos e fadas no pavilhão habitacional. Elas participaram de diversas brincadeiras infantis, ouviram estórias e ganharam bolas, bonecas, frisbees, jogos inteligentes, balões, doces, balas, pirultos, frapês e cachorro-quente – provenientes de doações de igrejas e das oficinas da penitenciária, além de receberem o carinho de suas mães.

A festa teve início às 8h e se estendeu até às 16h30. A decoração foi minuciosamente elaborada pelas detentas, orientadas pela diretora do Núcleo de Trabalho e Educação, Estael Batista Ramos, e funcionárias do setor. A Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e artista plástica, Maria Aparecida de Oliveira, teve uma colaboração especial: ela decorou os bolos oferecidos aos visitantes, com motivos de trenzinhos, bonecas, pipas e palhaços.

A comemoração do dia das crianças ocorre todos os anos na unidade. “Esta é uma forma de envolver as reeducandas nos projetos desenvolvidos em equipe, para que se cumpram os objetivos da reintegração social e retorno ao núcleo familiar”, afirma a diretora da PF de Ribeirão Preto, Maria da Conceição Braz Soares.

“Sendo a união familiar o principal pilar da vida das pessoas, as presas percebem que podem sempre contar com o carinho e apoio dos seus familiares”, explica Maria da Conceição. “Nesses momentos podemos presenciar no rosto de cada sentenciada, nas crianças e visitantes, a satisfação no relacionamento com sua família. Sem contar que eventos como este podem ser considerados fator essencial para reflexão e mudanças de conduta, reavivando o vínculo mãe e filho, avó e netos”, diz.

Em Tremembé

Na PFII de Tremembé, a celebração também começou às 8h, quando dez crianças entraram no local. Elas se divertiram com brinquedos confeccionados a partir de material reciclado, como cavalinhos, “vai e vem”, boliche feito com garrafas pet, entre outros. Entre as atividades elaboradas pelo Núcleo de Reabilitação, houve ainda jogos no pátio e a apresentação da peça “A Lagarta Zazá” (fábula infantil sobre uma lagarta, que se transforma em uma linda borboleta).

Ao final da festa, às 16h, as crianças puderam levar uma lembrança: um cachepo feito de garrafa pet, contendo lápis e imã de geladeira, personalizado com bichinhos e balas. “O evento foi realizado com o objetivo de reintegração e estreitamento de laços familiares, reaproximando o vínculo afetivo entre mães e filhos”, comenta a diretora da PFII de Tremembé, Eliana Maria de Freitas Pereira.