13/04/22 | Caio Daniel – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Agentes da Base de Escolta criam equipe CORE de Jiu-Jitsu

Treinos buscam promover saúde, integração das equipes e a capacitação de técnicas para os profissionais de segurança

Responsáveis pela custódia armada de reclusos dos estabelecimentos penais da Capital e Grande São Paulo, os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) da Base de Santana, Zona Norte da Capital, criaram há quase 2 anos a equipe CORE (Comando de Operações Regionais de Escolta) de Jiu-Jitsu, credenciada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE). A Base pertence à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), gerida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Os treinos buscam estimular uma rotina de exercícios para um melhor condicionamento físico, manter os profissionais sempre preparados com técnicas de imobilização, de algemação e de defesa pessoal e promover mais integração entre as equipes. No início do projeto todas as normas de prevenção contra a Covid-19 eram respeitadas, como aferição de temperatura dos participantes, higienização com álcool em gel e horário delimitado, seguindo as determinações estabelecidas pelo Plano SP.

A ideia, segundo Adelmo dos Santos, AEVP e um dos instrutores da iniciativa, é incentivar a participação de todos os pelotões visando melhora na saúde dos integrantes. “Percebemos que o Jiu-Jitsu trouxe interação ao nosso dia a dia, além de bem-estar e mais disposição. Também é uma forma de nos mantermos mais preparados para possíveis situações no serviço”, explica.

Para Thiago Alves Silva, diretor de Divisão de Planejamento de Ações de Escolta, é notória a harmonia entre os profissionais que praticam o esporte. “Um ajuda o outro no tatame e isso auxilia no cotidiano dentro da viatura”.

Além dos tatames

A academia, o campo de futebol e a pista de corrida são outras opções disponíveis na Base para a prática de atividades depois do expediente. A partir da união dos servidores, as estruturas esportivas começaram a tomar forma. “Iniciamos esse projeto em 2018 e percebemos como isso tem impactado de forma positiva a vida dos nossos agentes”, revela Silva.

De acordo com o diretor de Divisão de Planejamento, há interesse em promover torneios beneficentes com outras corporações como o Grupo de Intervenção Rápida – 4 (GIR) da Capital e a Polícia Militar (PM), a fim de arrecadar cestas básicas para instituições filantrópicas. “Nosso desejo também é levar o nome da CORE e da SAP a competições de Jiu-Jitsu”, completa o diretor. Prova disso é ver a equipe pontuando no Mundial e Circuito do Interior, especificamente em Bauru, nesse último semestre.

Atleta de capoeira e de corrida, Wagner Gardim, servidor do sistema prisional há quase nove anos, começou a praticar dentro da Base de Escolta em seus dias de folga e hoje participa de uma equipe em Taubaté. “Estou há dois anos praticando [Jiu-Jitsu] e já procurei aulas em uma academia na minha cidade. O esporte nos mantém concentrados, além de trazer valorização e motivação”, afirma.

De acordo com Júlio César Pereira, diretor do Grupo Regional de Ações de Escolta e Vigilância Penitenciária (Graevp) da Coremetro, o esporte é extremamente importante tanto para a parte física quanto mental dos AEVPs, o que contribuiu, principalmente, em tempos de distanciamento social. “Com certeza a realização de atividades esportivas trouxe mais harmonia para nosso efetivo, refletindo no bom desempenho dos servidores”, finaliza.