07/04/22 | Augusto Biason – CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP participa da abertura das eleições organizada pelo TRE-SP

Evento marca o início do calendário eleitoral e contou com apresentação da CRSC

No último dia 1° de abril, a Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), participou do evento “Abertura das Eleições de 2022”, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

Representando a CRSC, o diretor do Grupo de Relações Institucionais (GRI), Lucas Roberto Gonçalves da Silva, destacou a importância da parceria entre a SAP e o TRE-SP. A iniciativa visa suprir a necessidade de mão de obra nos cartórios eleitorais por meio da implantação do Programa de Penas e Medidas Alternativas, que disponibiliza vagas para apenados à prestação de serviços à comunidade nas repartições do tribunal.

Desde 2016, quando o convênio foi firmado, 371 pessoas prestaram serviços em mais de 200 zonas eleitorais pelo estado. Os apenados auxiliam em áreas da manutenção, elétrica, limpeza, organização de arquivos, atendimento ao público, realizam panfletagem, entre outras funções designadas pelos cartórios.

“A pessoa que comete um crime de menor potencial ofensivo, ao invés de ser aprisionada, é colocada nesse programa de serviços à comunidade, de forma que o seu trabalho possa se reverter em algum benefício social. Daí a importância da parceria com o TRE, para que essas pessoas, ao cumprirem suas penas de trabalho à comunidade, desenvolvam as atividades no interior dos cartórios, auxiliando os servidores em suas funções”, ressaltou o diretor do GRI em sua fala.

A apresentação ainda contou com a participação de Michelle Lapa Cortegiano Molarino, chefe da 118ª zona eleitoral, de Santos, que deu detalhes sobre os desafios e os resultados positivos da parceria estabelecida com a Central de Penas e Medidas Alternativas do município, incentivando a adesão de outros cartórios eleitorais à iniciativa.