Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/04/22 | Kelma Jucá - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandos do CPP de Tremembé produzem plataformas para o Rio Pinheiros

Empreendimento inédito na capital contrata, de forma indireta, mão de obra carcerária do Vale do Paraíba

O trabalho de 20 reeducandos do regime semiaberto está ajudando a transformar o Parque Linear Bruno Covas num verdadeiro cartão-postal na cidade de São Paulo. Os sentenciados que cumprem pena no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé, na Região do Vale do Paraíba, são os operadores responsáveis pela construção de píeres flutuantes – plataformas de alumínio com piso de madeira – que começaram a ser instalados no Rio Pinheiros, na capital.

Trata-se de uma empreitada inédita na cidade de São Paulo que, além de viabilizar um espaço de lazer e paisagem urbana para paulistanos e turistas, integra duas Pastas do Governo do Estado: a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).

Contratados pela Bahia Náutica – empresa com espaço fabril dentro do CPP de Tremembé – por meio de convênio com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), os sentenciados desempenham um papel importante nesta atual fase do serviço de revitalização do Rio Pinheiros.

As plataformas, que aos poucos estão sendo transportadas e estruturadas no Parque Bruno Covas, saem da unidade prisional em caminhões, prontas para serem instaladas na nova área verde paulistana.

Até o final do ano, as peças produzidas pelos reeducandos irão compor: duas passarelas para pedestres, cada uma de 27 metros, que serão construídas em cima da marginal Pinheiros; seis mirantes flutuantes, cada um com área de 90 metros quadrados; e uma ponte flutuante de 100 metros de comprimento que irá atravessar o Rio Pinheiros, com ciclovia inclusa.

Ressocialização

Segundo o CEO da Bahia Náutica, Ernani Paciornik, os reeducandos contratados são treinados e aprendem um serviço qualificado. “A solda de alumínio é muito especializada, logo, eles estarão aptos a se recolocarem no mercado de trabalho com mais preparo e experiência”, fala.

Se para qualquer trabalhador participar de uma obra de grande porte é um marco gratificante e um orgulho pessoal, W. B., de 39 anos, tem uma sensação ainda mais especial. “Quando ganhar liberdade vai ser emocionante ver que eu contribuí na construção de passarelas, que serão destaque na cidade onde eu moro”, admite.

Cumprir expediente diário no exercício de um ofício é fundamental para a reinserção do indivíduo na sociedade, sendo este um dos pilares da SAP. “O trabalho nos ajuda a oferecer dignidade ao encarcerado, preservando a autoestima e a honra do apenado. O trabalho também tem caráter educativo, pois, o indivíduo passa a respeitar regras e hierarquia”, explica o diretor de Trabalho e Educação do CPP de Tremembé, Luiz Calderaro.

aasassa
Topo