30/03/22 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Curso de Aperfeiçoamento em Trabalho e Educação no Sistema Prisional Paulista

SAP e EAP promovem programa de estudos para os servidores

Com foco na formação e aprimoramento sobre ações laborais e educacionais desenvolvidas nos estabelecimentos da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Escola de Administração Penitenciária (EAP) “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” disponibiliza o Programa Agente em Foco – Aperfeiçoamento em Trabalho e Educação. A formação tem como público-alvo os servidores da SAP e ocorre na modalidade de ensino a distância (EaD).

Durante a elaboração do curso, os profissionais responsáveis pela área de Trabalho e Educação nas coordenadorias regionais e na Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) buscaram transmitir anos de experiência em módulos bem estruturados. A expectativa dos docentes é que o funcionário possa ver a importância do seu papel no processo de reintegração do indivíduo privado de liberdade a partir do estudo e do trabalho.

Diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central (CRC), Bruno Corrêa Múfalo, pontua o pioneirismo dessa formação no Estado de São Paulo. “O curso permitirá alinhamento da legislação com a prática penitenciária das ações que têm bastante destaque na mídia e muita importância no processo de recuperação dos apenados”, reforça ele.

Conteúdo

O material aborda o processo laboral e educacional no sistema prisional paulista, com destaque para a atuação dos servidores e as possibilidades ofertadas à população carcerária nas áreas. O programa ainda prevê a apresentação da rotina do processo de reintegração do privado de liberdade, não deixando de fora as boas práticas desenvolvidas nas unidades prisionais.

Para o Diretor Adjunto de Atendimento e Promoção Humana da Funap, Marcos de Godoy, “trata-se de uma excelente ferramenta que proporcionará a disseminação do conhecimento entre todos os servidores do sistema prisional paulista”.

Segundo o diretor do Grate da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), Cláudio Nachibal Júnior, o curso é composto por quatro módulos. Os temas propostos abrangem todas as questões envolvidas com as ações de trabalho e educação.

Na abordagem inicial, presente no Módulo 1, o aluno acompanha a evolução histórica do sistema prisional e seus desdobramentos. Na sequência, o Módulo 2 aborda os vários aspectos do trabalho prisional nas unidades do Estado, com suas normativas e execuções.

Com os dois primeiros módulos já disponíveis para acesso de todos os servidores da SAP até o final do curso, o diretor do Grate da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), André Luis Domiciano, diz que “há expectativa de aprofundamento no futuro, detalhando as ações e apresentando resultados positivos obtidos ao longo do tempo”.

Disponibilizados bimestralmente na plataforma da EAP, os Módulos 3 e 4 da formação têm como temas “educação prisional” e “cultura, esporte e cidadania”.

Conexão ao programa

Para ter acesso ao curso, o funcionário deve entrar no site da http://www.ead.eap.sp.gov.br/ e se inscrever a partir de login e senha individuais. Para o servidor que nunca ingressou na plataforma de cursos, é necessário encaminhar e-mail para a EAP no endereço atendimento@eap.sp.gov.br e solicitar login e senha.

Aproveitamento

Será considerado aprovado o aluno que assistir ao curso na íntegra, ou seja, os quatro módulos. Além disso, para a composição da nota do aluno também têm peso a realização dos exercícios de fixação e o preenchimento da ficha de avaliação de reação.

Os organizadores do curso destacam ainda que é de responsabilidade de cada aluno a emissão do certificado. Este deverá ser salvo em PDF ou impresso. Mas atenção: para garantir a certificação o aluno deverá salvar o referido documento até as 15h30 do dia 29 de julho, data prevista para o encerramento do curso.

Vale lembrar que as atividades propostas poderão pontuar para a promoção por merecimento. Em caso de dúvidas, o servidor deverá entrar em contato com a EAP pelo e-mail atendimento@eap.sp.gov.br .