29/03/22 | Veruska Almeida – Coordenadoria de Saúde  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP é premiada no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Em mais um ano, a Pasta recebe prêmios pelas ações contra a doença

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP) e das Coordenadorias Regionais, realiza diversas ações direcionadas ao combate à tuberculose, e no último dia 24/03, teve seu trabalho reconhecido pelo Programa de Controle da Tuberculose do Estado de São Paulo. A premiação anual é concedida pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. Das 179 unidades do Estado, foram premiadas 122 que conseguiram atingir a meta de realização de exames e ações de conscientização.

O diagnóstico de tuberculose na população privada de liberdade é norteado por alguns pontos, como facilitar o acesso de consultas, realização de exames confiáveis, criação de ações de educação para funcionários e presos e aplicar a busca ativa de casos nas unidades prisionais. Esses trabalhos são primordiais, pois muitas pessoas não conhecem a doença, não valorizam os sintomas, possuem medo de ser diagnosticado ou sofrem represálias.

No sistema prisional, a Busca Ativa é aplicada em várias vertentes, como no questionário de inclusão respondido por todos os reeducandos ao entrarem nas unidades, através das duas ações anuais realizadas em março e setembro e com exames de contato realizados em quem teve contato com pessoas diagnosticadas com tuberculose.

No ano de 2021 (da premiação), foram examinados 24.347 presos na 1ª ação e 23.388 na segunda. Foram diagnosticados 359 casos por Teste Rápido Molecular – TRM e 148 por Exame de Baciloscopia – BAC. Ao todo 93% dos casos já foram encerrados e 85,6% de tiveram a cura confirmada até o momento.

Nas ações para o ano de 2022, os trabalhos continuam. A Coordenadoria de Saúde por meio do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP) e do Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass) disponibilizou artes para serem utilizadas como material de apoio às equipes de saúde, além de incentivar e orientar para a realização de palestras e outras atividades de conscientização do tema.

Para a médica Laedi A. R. dos Santos, do Programa de Controle da Tuberculose – PECTB, a SAP continua de parabéns pelo trabalho desenvolvido. “É um grande orgulho a parceria com a SAP. Eu me emociono em ver os resultados bons que a gente consegue, mesmo com todas as dificuldades. Queremos contar sempre com vocês”, declarou Laedi.

Conheça as unidades premiadas na comemoração:

RDD de Presidente Bernardes
CRF de Piracicaba