29/03/22 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Centro de Detenção Provisória de Pontal completa dez anos

Unidade mantém humanização da pena e aposta em trabalho e educação como ferramentas de reinserção social

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal completa dez anos de atuação nesta quarta-feira (30). Em uma década de história, a unidade prisional tem atuado com foco na humanização da pena, ofertando dignidade por meio do trabalho e educação com objetivo de reinserção do indivíduo preso ao convívio social.

O estabelecimento penal abriga, atualmente, 858 detentos do regime fechado. Deste total, aproximadamente 30% trabalham em empresas parceiras do presídio, por meio de contratos firmados pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).

Outros 10% dos presos exercem atividades de manutenção dentro do CDP, como limpeza, cuidados com a horta e reformas. Já no setor de educação, 10% dos reclusos estudam regularmente nos ensinos Fundamental e Médio. Assim, a unidade conta, hoje, com cerca de 50% de sua população carcerária trabalhando ou estudando.

INCENTIVO À LEITURA

No estabelecimento penal é realizado o empréstimo de livros para todos os reeducandos. Atualmente, o Centro de Detenção conta com mais de 4 mil livros em seu acervo.

O CDP de Pontal realiza, ainda, vários cursos profissionalizantes durante o ano, sendo o último de Assistente Comercial de Vendas e Marketing, ofertado pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sertãozinho, na modalidade Ensino a Distância (EaD).

O estabelecimento possui hortas nas quais são produzidas hortaliças e leguminosas, que atendem à população carcerária. Parte da produção também é destinada aos servidores e instituições do município, como creches e asilos.

RESTAURANDO A DIGNIDADE

Ainda no que diz respeito ao trabalho, a unidade está em tratativas com a Prefeitura de Pontal, para reativar o projeto “Restaurando a Dignidade”, em que presos realizam serviços no município com foco na reinserção do reeducando à sociedade.

O CDP realizou uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sertãozinho, que resultou na construção de uma sala nas dependências do Centro de Detenção, onde os procuradores podem esperar o atendimento com mais conforto, bem como realizar assistência remota aos seus clientes.

Quanto aos cuidados com os detentos, somente em 2021, foram realizados 2.320 atendimentos médicos, 879 odontológicos e 4.593 de enfermagem. A assistência à saúde é possível graças a uma parceria firmada com a prefeitura municipal, que fornece equipe com médico, enfermeiros e dentista diariamente na unidade prisional.

‘EMPENHO E DEDICAÇÃO’

“Não há como deixar de tecer elogios e agradecimentos a cada um dos servidores desta unidade, que, com empenho e dedicação, buscam tornar o ambiente de trabalho o melhor possível. Estes são fatores derradeiros para que as ações idealizadas e propostas para o dia a dia se concretizem”, destaca o diretor do Centro de Detenção Provisória de Pontal, Marcelo Pedro Antonio.