29/03/22 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciárias I e II de Potim celebram 20 anos de atuação no sistema penitenciário paulista

Trabalho desenvolvido nos estabelecimentos penais recebeu homenagem na Câmara Municipal da cidade

As unidades prisionais I e II de Potim, na região do Vale do Paraíba, comemoram, este ano, 20 anos de atividades. Inauguradas em 19 de fevereiro e 18 de março de 2002, respectivamente, as duas penitenciárias aniversariam trabalhando para a humanização da pena e reintegração social das pessoas privadas de liberdade.

Os dois presídios têm como destaque o foco na ressocialização dos detentos por meio dos estudos e oportunidades de trabalho. Dentro do ambiente carcerário, os reclusos têm acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e podem completar o ensino básico inicial, fundamental e médio. Tanto a PI como a PII de Potim investem também na reciclagem como ofício para os reeducandos, gerando remição de pena por dias trabalhados. “Nosso objetivo é que os apenados saiam do sistema prisional e não voltem a delinquir. Isto só é possível porque temos servidores engajados com uma causa pública”, diz Gustavo Henrique Costa, Diretor Geral da PII de Potim.

Hoje, a Penitenciária I abriga presos do regime fechado ou que estão em caráter provisório, em que passam por audiência de custódia e posteriormente são transferidos para centros de detenção da região. Já a Penitenciária II possui custodiados em regime fechado e semiaberto.

Atualmente, a estrutura do cárcere em Potim abrange salas de aula, biblioteca, horta orgânica, canil operacional na PII, espaços para atendimentos jurídicos virtuais além de modernos equipamentos de segurança, como o raio X de bagagens, escâner corporal e bloqueadores de sinal para celular. “Tudo isso aliado a um corpo funcional treinado e comprometido, com uma administração pautada nas leis vigentes, conseguimos desenvolver nosso trabalho para um serviço público de qualidade e um tratamento humano a pessoa presa”, comenta Gustavo Testa Fernandes, Diretor Geral da PI.

OPORTUNIDADE

Projetos realizados em parcerias com organizações não governamentais (ONGs) e com o suporte do Conselho da Comunidade da Vara da Execução Criminal (CCVEC) da região colocam os encarcerados diante de uma nova chance.

Durante o cumprimento da sentença na Penitenciária II, os reeducandos podem trabalhar na produção de casinhas de madeira para cães abandonados ou, ainda, encontrar um serviço na reciclagem que é produzida dentro da unidade. Três dias trabalhados geram um dia a menos na pena.

CELEBRANDO OS 20 ANOS

Diversas atividades movimentaram a semana do aniversário dos presídios. A Penitenciária II promoveu internamente uma mostra fotográfica chamada “Você faz parte!”, colocando em exposição para os servidores imagens de eventos, projetos, trabalhos e notícias veiculadas sobre a unidade ao longo dos anos. A ideia da mostra foi resgatar a história do centro prisional valorizando todas as boas práticas feitas desde a inauguração.

Em um cerimonial realizado em alusão à data, dois colaboradores que atuam na penitenciária desde 2002 receberam homenagens em reconhecimento aos serviços prestados à PII.

Com o apoio da Santa Casa de Aparecida, no dia 11 de março, também foram desenvolvidas ações de saúde e conforto espiritual para os reeducandos por meio da iniciativa voluntária "Amor que Cura".

HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Potim, no dia 16 de março de 2022, concedeu uma Moção de Reconhecimento e Congratulação aos dois estabelecimentos penais pelo trabalho realizado ao longo das duas décadas de existência no sistema carcerário paulista. A Moção foi idealizada pelo vereador Fábio Henrique Chrispim.