22/03/22 | Augusto Biason/Ecom - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP e Secretaria da Justiça inauguram Unidade de Atendimento de Reintegração Social destinada a mulheres e população LGBTQIA+

Central de Atenção ao Egresso e Família - Mulher e Diversidade oferece serviços a egressos e egressas do sistema penitenciário e seus familiares

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), e a Secretaria da Justiça e Cidadania inaugurou, no último dia 22, a Unidade de Atendimento de Reintegração Social – Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) Mulher e Diversidade, no Centro de Integração e Cidadania do Imigrante, na Barra Funda.

A nova unidade se destaca por ser a primeira Central de Atenção destinada a grupos específicos, no caso as populações feminina e LGBTQIA+. Foi pensando em atender as demandas dessas populações, que o Governo do Estado de São Paulo decidiu pela implantação desta inovadora iniciativa.

Diferente de outras Centrais, essa já começará o trabalho dentro dos presídios femininos que abrigam população LGBTQIA+, numa etapa de diagnóstico de demandas. A unidade realizará ainda encaminhamentos para a rede ampla de parcerias referenciadas no campo da diversidade sexual e de gênero, além dos serviços comumente oferecidos pelas CAEFs. Apesar de estar instalada na capital, o atendimento da CAEF Mulher e Diversidade será focado ao público-alvo de todo o estado. A inauguração da nova unidade contou com o apoio do Instituto Recomeçar da Rede Gerando Falcões, que atua na reintegração à sociedade de egressos do sistema penitenciário paulista . Na oportunidade, também foram distribuídas cestas básicas a ex-detentos.

O projeto da SAP de expansão de Unidades de Reintegração Social vem alcançando o objetivo proposto graças ao grande envolvimento e empenho dos órgãos de governo, das prefeituras municipais, do poder judiciário e da sociedade civil. O estado de São Paulo conta atualmente com 89 dessas unidades.

Programa ofertado

O Programa de Atenção ao Egresso e Família, que teve início em 2003, já realizou mais de 1 milhão e 400 mil atendimentos presenciais a egressos do sistema prisional e familiares, por meio das CAEFs distribuídas pelo estado.

Cada CAEF possui uma Equipe Técnica para atendimento psicossocial, que tem sob suas responsabilidades a acolhida dos beneficiários, o levantamento das demandas, a articulação em rede para encaminhamentos, a construção de serviços e a implementação de políticas públicas, buscando o fortalecimento da cidadania e autonomia dos atendidos. A união de esforços públicos e privados visa atenuar as possibilidades de reincidência, por meio de ações de garantia de direitos, de criação de oportunidades no mercado de trabalho e de enfrentamentos do preconceito pós-cárcere.