18/03/22 | Daisyane Mendes – Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandos e servidores do CDP de São José dos Campos participam do projeto ‘Bíblia Manuscrita’

Atividade reuniu cerca de 30 pessoas que transcreveram trechos da obra religiosa

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, recebeu, no dia 9 de março, o projeto “Bíblia Manuscrita”. A iniciativa da União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos (Unigrejas) é supervisionada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e é promovida pela Igreja Universal do Reino de Deus. A atividade contou com a participação de 23 reeducandos e cinco servidores do CDP, que se tornaram, por um dia, “copistas” do livro sagrado.

O projeto consiste em que cada copista colabore voluntariamente transcrevendo de próprio punho um trecho da Bíblia. Os versículos da escritura serão posteriormente compilados para exposição em diversas igrejas objetivando a propagação da palavra de Deus.

Para Flavio Adamo Albanese, Diretor Geral do CDP de São José dos Campos, ações religiosas no sistema prisional são de extrema importância para a reintegração dos detentos na sociedade. “Esse trabalho traz uma melhora significativa no comportamento humano pois, com essas práticas, os reeducandos adquirem ferramentas valiosas para a resolução de questões de cunho moral, comportamental, ético e que envolvam a sociedade”, explica Albanese.

O pastor Rodrigo de Queiroz Moraes, responsável pelo trabalho da Universal nos Presídios (UNP) e que acompanhou a atividade no CDP afirma que a iniciativa aproxima os participantes da sagrada escritura. “Reeducandos que nunca imaginaram transcrever uma passagem da Bíblia agora sabem que esse versículo que escreveram está dentro de uma grande obra que será impressa, juntamente com os trechos escritos por várias outras pessoas. Todo esse sentimento nos faz ver como é importante termos a palavra de Deus a nosso favor”, diz Moraes.

Dentro do estabelecimento penal, às sextas-feiras, os reclusos recebem assistência religiosa por meio de diversos voluntários integrantes de pastorais carcerárias de várias instituições religiosas e de diferentes crenças.

O exemplar da Bíblia Manuscrita ficará exposto no Templo de Salomão, sede mundial da Igreja Universal, localizado em São Paulo, e também na Sociedade Bíblica do Brasil.