Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/03/22 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Dia da Mulher nos presídios é comemorado com banda de rock, teatro e dicas de beleza

Vídeos, palestras e entrega de presentes também estão entre as ações realizadas nas unidades e Coordenadoria

O Dia Internacional da Mulher nas unidades prisionais e sede administrativa da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) foi marcado por diversas ações, entre elas show de rock, apresentação teatral e dicas de beleza. As servidoras também assistiram vídeos e palestras, participaram de roda de conversa e foram presenteadas com lembrancinhas e mimos em celebração à data.

A Penitenciaria I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí promoveu um almoço para as funcionárias da unidade, da coordenadoria e da Fundação “Prof. Dr. Pedro Pimentel” (Funap). Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade, que é instituída pela Coordenadoria de Saúde (CSSP), o evento contou com show da Banda Bigaran, que animou o público ao som de pop rock, MPB, reggae e até música brega.

Convidadas pela equipe da Cipa, servidoras aposentadas da penitenciária também participaram das comemorações. Ao final, todas as mulheres foram presenteadas com brindes arrecadados com parceiros do presídio.

TEATRO E ARTESANATO

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) I “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru, as funcionárias foram homenageadas em uma peça de teatro apresentada por 15 reeducandos, que enceraram dois atos: “Bruxa Moderna” e o jogral “Aos Olhos do Pai”.

Em parceria com o setor de Trabalho e Educação, detentos desenvolveram produtos artesanais, confeccionados com a reciclagem de sacolas de lojas e supermercados, o que resultou em cachepots, flores, bolsas e porta-moedas para presentear as mulheres do CPP I. Também foi realizado sorteio de lembranças e entrega de flores.

DIA DE BELEZA

As servidoras da Penitenciária II “Nelson Marcondes do Amaral” de Avaré tiveram um dia de beleza. Elas foram presentadas com limpeza facial e maquiagem. Evento semelhante foi realizado no Centro de Ressocialização (CR) “Dr. Mauro de Macedo” de Avaré, onde as funcionárias receberam dicas de maquiagem e ganharam brindes.

POEMA E VÍDEO

A Penitenciária I de Serra Azul promoveu evento que contou com a presença da ex-diretora da unidade, que hoje dirige a Penitenciária I de Reginópolis (Tenente PM José Alfredo Cintra Borin), Edenir Isabel Ferreira Nogueira. Ela falou de suas experiências no sistema prisional, já que foi a segunda mulher a dirigir um presídio de segurança máxima em todo Estado de São Paulo.

Durante a ação, foi lido um poema e apresentado vídeo com fotos das comemorações ao Dia da Mulher de anos anteriores.

CARTÕES

Presos do CR “Dr. João Eduardo Franco Perlati” de Jaú produziram, em sala de aula, cartazes com homenagens às mulheres. O material foi enviado para mães, filhas e esposas dos presos.

Outras unidades também celebraram a data com palestras voltadas à saúde da mulher, em pareceria com a Coordenadoria de Saúde. Entre os eventos, ocorreu ainda decoração temática em áreas de convivência dos presídios.

Nas unidades femininas, as reeducandas tiveram ações como exibição de vídeos, palestras e entrega de lembrancinhas.

aasassa
Topo