15/10/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Consumo consciente de água na PII de Mirandópolis

Reeducandos fizeram cartazes e foram instruídos sobre o tema

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Reeducandos produziram cartazes sobre o consumo de água

Com o intuito de conscientizar a população carcerária sobre o consumo de água, a Penitenciária “ASP Lindolfo Terçariol Filho” (PII) de Mirandópolis realizou uma campanha educativa a respeito do tema. O projeto “Água: Consumo Consciente”, elaborado pela equipe de trabalho e educação da unidade, começou com aulas interdisciplinares, nas quais a temática foi associada às disciplinas Ciências, Matemática e Língua Portuguesa.

Os alunos utilizaram recursos da biblioteca do pavilhão escolar e materiais fornecidos pelo monitor orientador da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), Weliton Cardoso, para se inteirarem ainda mais sobre o assunto. Os reeducandos começaram a verificar os próprios hábitos, identificando erros e acertos no modo em que lidam com o consumo de água.

O fechamento do projeto aconteceu com a exposição de cartazes, produzidos pelos presos do ensino fundamental e médio, nos dias 30 e 31/08. Além da apresentação dos alunos, foram projetados vídeos educativos sobre o consumo consciente da água.

O evento contou também com a presença do diretor do centro de trabalho e educação da unidade, Marcelo Willian de Oliveira, do supervisor técnico substituto, Maurino Gomes Martins, do Agente de Segurança Penitenciária que presta serviços junto à equipe de educação, Francisco Assis de Oliveira.

O resultado foi surpreendente e a reação dos reeducandos foi altamente positiva. “Eles entenderam que há uma grande necessidade de mudarem seus hábitos e que devem tornar-se agentes multiplicadores da ideia do consumo consciente, levando informação para os habitantes dos pavilhões e familiares”, comenta o diretor da penitenciária, Márcio Alexandre Betti.