Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/03/22 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciárias I e II de Serra Azul completam 20 anos de atividades

Unidades mantêm proposta de humanização da pena e apostam em trabalho e educação como ferramentas de reinserção social

As penitenciárias I e II de Serra Azul completaram 20 anos de atuação no sábado (12). Em duas décadas de história, ambos os estabelecimentos mantêm a proposta de humanização da pena e apostam na oferta de trabalho e de educação com objetivo de reinserção do indivíduo preso ao convívio social. Inclusive, cinco reeducandos da PI estão cursando ensino superior a distância.

A Penitenciária I abriga detentos do regime fechado e dispõe de Célula de Intervenção Rápida (CIR), Canil e sistema de Bloqueio de Sinal de Celulares. Na área de educação, 168 presos estudam regularmente (ensinos Fundamental e Médio) e cinco fazem curso superior em Pedagogia na modalidade Ensino a Distância (EaD).

O estabelecimento penal já realizou, inclusive, a formatura de dois sentenciados, que se graduaram em licenciatura em Pedagogia, em parceria com o Centro Educacional Claretiano.

A penitenciária também atua em ações de incentivo à leitura. A biblioteca, por exemplo, possui 10.070 livros em seu acervo, disponíveis a todos os reeducandos.

CURSOS

A unidade realiza projeto de teatro e conta com espaço estruturado destinado à realização de cursos de padeiro e confeiteiro. Há, ainda, presos que prestam trabalho interno, como limpeza, cozinha, obras de reparo e cultivo de horta.

“Os 20 anos de atividades nos proporcionaram uma rotina consistente, edificada pela soma dos esforços, criatividade e persistência de muitos funcionários e funcionárias, contribuindo para exercermos as funções de forma adequada às nossas necessidades e atribuições”, destaca o diretor-geral da Penitenciária I de Serra Azul, Reginaldo Neves de Araújo.

PENITENCIÁRIA II

A Penitenciária II de Serra Azul (regime fechado) também celebra 20 anos. Atualmente, 155 sentenciados cursam o ensino regular, sendo que a maioria não possuía nenhuma instrução quando entraram na unidade. Outros 20 detentos participam do Projeto de Olho no Futuro, voltado a vários segmentos do mercado de trabalho.

O estabelecimento busca incentivar os presos a desenvolverem o hábito da leitura, dando livre acesso a eles a mais de 8 mil títulos de temas variados, com uma média de 1,5 mil locações mensais. Os internos ainda participam do Clube da Leitura, que conta com atividades para discutir e falar sobre os exemplares lidos.

TRABALHO

Os presos realizam diversos trabalho no estabelecimento penal, que conta com uma oficina de marcenaria. Com isso, já houve a substituição da maioria dos móveis de escritório da unidade, todos com fabricação própria e uso de material doado por empresas da região.

Outro projeto desenvolvido na penitenciária busca a economia e saúde da população carcerária. Trata-se do processo de preparo dos alimentos, que sofreu redução de óleo, soja e sal, visando a contenção de gastos e a qualidade de vida dos reeducandos.

aasassa
Topo