Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/03/22 | Veruska Almeida - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Servidores da Secretaria da Administração Penitenciária podem se inscrever para curso de capacitação em Saúde Prisional

As inscrições vão até maio e as vagas são ilimitadas

Os servidores da Pasta, entre eles os da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, poderão se inscrever, até o dia 30 de maio de 2022, no Curso de Saúde Prisional: principais doenças e agravos, desenvolvido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em parceria com o Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (NUSMAD), da Fiocruz/Brasília, e com a Escola Fiocruz de Governo. As vagas são ilimitadas.

O curso tem como objetivo fortalecer a qualificação para que, no desenvolvimento do trabalho, os servidores promovam a dignidade humana e colaborem com o processo de reintegração da pessoa privada de liberdade à sociedade. A coordenadora de saúde do sistema penitenciário, Kely Hapuque, esclarece que essas capacitações são importantes para aprimorar e qualificar os trabalhadores da saúde do sistema prisional, agregando conhecimento para o trabalho cotidiano e também auxiliando nas ações de ressocialização destinadas aos reeducandos.

A SAP observa ainda que o projeto é destinado a todos os servidores do sistema prisional e aborda diversos conceitos envolvidos na atenção à saúde da pessoa privada de liberdade. Ao todo, são quatro módulos: um olhar sobre o sistema prisional brasileiro e a correlação com a saúde (21 horas); a oferta de saúde no sistema prisional (25 horas); as principais doenças e agravos transmissíveis em saúde no sistema prisional (48 horas) e as principais doenças e agravos em saúde não transmissíveis no sistema prisional (26 horas).

Para a diretora do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP), Simone Gomide, a oferta de cursos de capacitação aos servidores é fundamental para a ressignificação do trabalho. “Trabalhadores conectados à realidade das políticas públicas e à realidade social da população atendida prestam um serviço de qualidade e são capazes de promover na população atendida possibilidades de reflexão e cuidado com a coletividade numa perspectiva de exercício da cidadania”, esclarece Simone.

Cabe destacar, ainda, que os profissionais serão certificados com um título de Curso de Atualização (120h) gerado automaticamente pela plataforma EAD. Para isso, os estudantes deverão ter aproveitamento mínimo de 60% nas atividades do curso.

Para mais informações:

https://ead.efg.fiocruz.br/login

https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/curso-saude-prisional-principais-doencas-e-agravos/

aasassa
Topo