Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/03/22 | Marcus Liborio - CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Centro de Detenção Provisória de Ribeirão Preto completa 20 anos

Unidade mantém humanização da pena e aposta em trabalho e leitura como ferramentas de reinserção social

O Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nayan Xavier Ribeiro” de Ribeirão Preto completou 20 anos de atuação na sexta-feira (4). Em duas décadas de história, a unidade prisional tem trabalhado com foco na humanização da pena, ofertando dignidade por meio do trabalho e da leitura com objetivo de reinserção do indivíduo preso ao convívio social.

O estabelecimento penal abriga, atualmente, 562 detentos do regime fechado para presos provisórios, que exercem atividades de manutenção dentro do CDP, como limpeza, cozinha e obras de reparo.

INCENTIVO À LEITURA

Na parte de educação, a unidade prisional oferta empréstimos de livros diários. Hoje, o acervo do CDP de Ribeirão Preto é de 1.323 exemplares. Os empréstimos são realizados de forma itinerante, diretamente nos raios habitacionais.

A sala de leitura foi criada em julho de 2018, sendo que, no mês seguinte, a unidade conseguiu colher os frutos desta iniciativa, uma vez que foi constatada uma redução de aproximadamente 50% dos casos de indisciplina de detentos.

Vale destacar que, na época em que começou o projeto, o estabelecimento penal contava com acervo de apenas 190 livros. Porém, com a ajuda de doações da sociedade civil e de outras unidades prisionais, hoje o CDP contabiliza 1.323 exemplares catalogados e mais 200 obras estão em processo de catalogação.

GRATIDÃO

Diretor do Centro de Detenção Provisória de Ribeirão Preto, Douglas Mauro Inforzato, destaca que, em 20 anos de atividades, o reconhecimento e congratulações são para a equipe de servidores que compõem o quadro funcional da unidade.

“Não podemos deixar de mencionar os avanços conquistados, como adequações estruturais, a chegada de equipamentos e suprimentos alinhados à evolução tecnológica, que proporcionaram mais segurança para a execução dos serviços diários”, enfatiza.

“Vivemos tempos difíceis, que foram superados com esforço, dedicação, profissionalismo, talento, coragem e comprometimento da valorosa equipe de profissionais do CDP”, finaliza Inforzato.

PATRONO

Em janeiro de 2018, o CDP de Ribeirão Preto recebeu o nome de “ASP Nayan Xavier Ribeiro, em homenagem ao Agente de Segurança Penitenciária que atuou na unidade por quatro anos. Ele morreu em março de 2016, aos 27 anos de idade, após sofrer um grave acidente de moto. Na época, Ribeiro estava finalizando seu mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP).

aasassa
Topo