08/10/12 | Joyce Kassim da Funap e Rosana Tenreiro da Assessoria de Imprensa - SAP

Inauguração de mais uma Padaria Artesanal no sistema prisional

A Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé foi a 5ª Unidade contemplada

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

SAP Inaugura Padaria Artesanal

A Padaria Artesanal é um projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e tem como objetivo oferecer capacitação profissional às reeducandas.

No dia 28/9, às 14 h, o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, e a presidente do Fussesp, Lu Alckmin, inauguraram a Padaria Artesanal na Penitenciária “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé.

Equipada com forno de aço inox, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras de alumínio, durante um mês, o curso capacitará até 15 detentas. Essas pessoas se tornarão monitoras e ficarão encarregadas de retransmitir o aprendizado às demais reeducandas da penitenciária.

No curso são ensinadas técnicas básicas para o preparo de pães artesanais. As receitas são simples e elaboradas a partir do aproveitamento de vegetais, como hortaliças e frutas. São dez tipos de pães: integral, de cenoura, de maçã, de batata, caseiro, recheado com frios, de forma, de fubá, de mandioca e rosca doce.

O programa Padaria Artesanal existe desde 2001 e está presente em outras unidades prisionais femininas, como a de Tremembé II, Tupi Paulista, Pirajuí, além da ala feminina do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico I de Franco da Rocha.

“Tenho como objetivo levar as Padarias Artesanais para todos os presídios do Estado de São Paulo, assim os reeducandos terão a oportunidade de se capacitarem, ter uma alimentação mais saudável e gerar economia para o Estado ao produzir seu próprio alimento”, afirmou Lu Alckmin durante a cerimônia.