03/03/22 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP inaugura Unidade de Atendimento de Reintegração Social em Santa Fé do Sul

O evento solene contou com a presença do Secretário da Administração Penitenciária, prefeitos e também o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com o Poder Judiciário e a Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul, inaugurou, no dia 11 de fevereiro, a Unidade de Atendimento de Reintegração Social. O local contará com a Central de Penas e Medidas Alternativas e a Central de Atenção ao Egresso e Família. O projeto de expansão da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) agora atinge 87 municípios em São Paulo.

A solenidade de inauguração contou com a presença do Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Restivo, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Deputado Carlão Pignatari, do prefeito do município, Evandro Mura, do vice-prefeito, Fernando Benitez, Juiz da 3ª Vara da Comarca de Santa Fé, Rafael Almeida Moreira de Souza, do Comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Tenente-Coronel Dutra Hernandes, do presidente da Câmara, Ronaldo Lima, da Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, do presidente da OAB de Santa Fé, Marcelo Brejão, da Secretária de Assistência Social, Silvia Almeida, entre outras autoridades do município e de cidades vizinhas.

Para o presidente da Alesp, Carlão Pignatari, as penas e as medidas alternativas são um importante instrumento que permitem o reparo do prejuízo causado à sociedade por quem comete um crime, porém com o benefício de não o afastar do convívio familiar. “Nós precisamos dar oportunidade para essas pessoas poderem prestar um serviço e tentar minimizar o dano causado à nossa sociedade”, destacou.

Pignatari também salientou a importância do apoio ao egresso do sistema penitenciário. “Essa pessoa cometeu um crime, foi apenada, pagou sua pena e precisa da ajuda da sociedade para tentar voltar ao mercado de trabalho, ter uma convivência poder ter uma participação na sociedade civil”, completou o presidente da Alesp.

Em sua fala, o Secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo destacou a importância da implantação da unidade no município de Santa Fé do Sul. “É uma forma de oferecer ao Poder Judiciário uma alternativa ao encarceramento e, ao mesmo tempo, algo que não gera aquela sensação de impunidade, porque existe a imposição da sanção penal, com um custo bem menor ao Estado”.

Endereço da unidade

Santa Fé do Sul: Rua 11, 708, Centro, Santa Fé do Sul – CEP: 15775-000