Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/03/22 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Escola de Administração Penitenciária forma brigadistas para atuarem na SAP

Durante o treinamento foram realizadas simulações de combate a incêndio e primeiros socorros

Com o objetivo de capacitar os servidores e os prestadores de serviços na sede I da Secretaria da Administração Penitenciária para atuarem na prevenção e no combate a princípios de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, foi oferecido o curso “Treinamento Brigada de Incêndio”.

Nas aulas, a teoria foi aliada à prática. Os cursistas simularam situações de emergência e primeiros socorros, como por exemplo: a imobilização segura de acidentados, massagem cardíaca, respiração artificial, remoção segura de feridos com o uso da prancha de resgate, entre outras aplicações. Também houve simulação de incêndio com o uso de diferentes tipos de extintores e sobre o correto uso do hidrante e do acionamento adequado das bombas de água.

Como parte do curso, houve a simulação de evacuação de prédio em caso de incêndio. O local escolhido para o treinamento foi o Departamento de Engenharia. Nessa simulação, foi possível atuar de maneira prática com o acionamento dos alarmes de incêndio e uso das técnicas de evacuação segura de prédio com a retirada dos trabalhadores do local conforme a orientação desses novos brigadistas, com o uso de rotas de fuga, puxa-fila e cerra-fila.

Os novos brigadistas são 24 servidores e prestadores de distintos cargos que atuam nos departamentos e setores localizados na sede I (Santana) da SAP. Eles estão capacitados para o atendimento e encaminhamento de emergências nessas dependências, com a identificação das situações de perigo, primeiro atendimento e acionamento das autoridades. Entretanto, não substituem o trabalho do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo.

O curso foi promovido pela Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” e pela Casa da Fumaça, empresa especializada na formação de brigadistas, para o atendimento de recomendação do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e por demanda do Auto de Vistoria. As aulas ocorreram nos dias 8 e 9 de fevereiro.

aasassa
Topo