Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/03/22 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária Feminina Sant’Ana tem acervo de livros ampliado após doação da SP Leituras

Unidade prisional conta com 3.283 exemplares catalogados

A partir do entendimento de que cultura e conhecimento fazem parte do exercício da cidadania, a Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS) recebeu a doação de 138 livros, de estilos diversificados, feita pela SP Leituras. A ação foi bem-vinda pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Por conta da nova parceria, estiveram em visita à unidade prisional a Coordenadora de Serviço Social da SP Leituras, Maria Eulália Borges, e a Superintendente de Biblioteca, Sueli Regina Marcondes Motta. Na oportunidade, as profissionais destacaram que esse seria um primeiro contato de muitos outros, dada as amplas possibilidades de ações a serem realizadas junto às reclusas.

Segundo o Diretor Executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, a leitura deve ser vista como um importante direito de todo cidadão. “É sob a ótica de assegurar um direito, e ao mesmo tempo de oferecer essa ferramenta pessoal e coletiva, que entendemos a importância das iniciativas de promoção de leitura em todos os cantos, inclusive nas unidades prisionais”, destacou.

O programa de repasse de acervo das bibliotecas estaduais permite que a SP Leituras atenda às necessidades de cada instituição, a exemplo de bibliotecas públicas e comunitárias, albergues, instituições sociais e unidades prisionais. Segundo dados da organização, nos últimos anos, mais de 500 instituições de mais de 400 municípios receberam doações.

Acervo da penitenciária

A PFS tem em seu acervo 3.283 exemplares catalogados, contendo títulos dos mais variados estilos. Segundo os registros, o volume de empréstimos está na faixa dos 2.400, em média, por mês.

Os 138 livros doados pela SP Leituras contribuem para a variedade da coleção. Dentre esses, há uma gama bem diversificada de abordagens com uma notável concentração de literatura contemporânea brasileira e mundial com títulos de diferentes gêneros literários, como best-sellers, livros de fantasia, sagas, suspenses, além de biografias e livros de reportagem e atualidades.

Gosto pela leitura

De uma forma ou de outra, os livros marcaram a vida de muitos. As reclusas confirmam isso. A sentenciada N.L., quando adolescente, chegou a montar uma biblioteca na periferia da zona sul de São Paulo. Ela relata que essa vivência deu uma excelente base para administrar o grande volume de livros da PFS.

N.L. revela que sempre teve o apoio dos pais quando o assunto era estudo. Prova disso está no fato de ela ter cursado até o 5º semestre de engenharia civil antes de vir presa. “Tenho sede de aprender”, explicou. De acordo com ela, se antes havia um grande interesse pela leitura, hoje mais ainda. Prova disso está na dinâmica adotada pela reeducanda que chega a ler dois livros por vez. “Toda leitura é proveitosa! ”, assegurou.

Outro exemplo vem da sentenciada A.S. que está há 1 ano de cinco meses na PFS. Mãe de três filhos, de 14, 11 e 5 anos, ela revela que sempre os orienta sobre a importância do estudo e da leitura, mas sobretudo fala da necessidade de se manterem longe do que é errado. Dentre seus planos está o desejo de completar o ensino médio, o que ela já vem fazendo com determinação na penitenciária.

O amor pela leitura a levou, de forma natural, a prestar serviço como faxineira na biblioteca do estabelecimento prisional. Hoje ela já ocupa a função de apoio escolar, sem nunca abandonar a companhia de bons livros.

aasassa
Topo