25/02/22 | Augusto Biason – Ecom/CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CRSC realiza entrega de cestas básicas a egressos e familiares com grande vulnerabilidade social em todo o estado

120 famílias puderam mais uma vez contar com o auxílio prestado pelas CAEFs e garantiram alimentação de qualidade na mesa

A Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), por meio de suas Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs), realizou entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022 a entrega de cestas básicas a egressos, egressas e familiares de reeducandos do sistema prisional no estado todo.

No total, foram distribuídas 120 cestas nas cinco regionais da CRSC. As CAEFs da capital e de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, foram responsáveis pelo repasse de 30 kits de alimentos cada uma.

Para o egresso J., que se encontra desempregado e tira seu sustento apenas realizando trabalhos informais, as doações têm uma importância enorme diante do cenário atual. “Eu só tenho que agradecer pela cesta básica, pois está me ajudando muito com essa situação que está acontecendo no Brasil e no mundo todo”, reconhece Joílson. “Não é fácil pagar aluguel e ainda ter que colocar alimentação na mesa, ainda mais com o preço que está”, lamenta.

A egressa A., que também está desempregada e depende de “bicos” para ter uma renda, considera a entrega de cesta básica muito importante para ela e seus três filhos menores de idade, que dependem do seu sustento. “Ajuda muito. Não sei o que seria da minha família sem essa doação”, admite.

Efeitos da pandemia

Para o técnico responsável pela CAEF de São José dos Campos, Nilson Pereira Uchoa, as entregas têm um grande valor aos assistidos, principalmente considerando o atual cenário gerado pela pandemia. “Eu tenho mais de 20 anos de profissão e nunca vi nada parecido com a situação atual”.

“Muitos do atendidos estão sobrevivendo apenas com doações, pois alguns acabam perdendo o vínculo familiar e ao sair da prisão ficam desamparados. São pessoas que estão em uma situação extremamente vulnerável, mas pessoas que lutam muito pra sobreviver”, revela o técnico. Ele exemplifica, mencionando o caso de um egresso assistido pela CAEF que divide sua cesta com a sogra, que também se encontra em uma situação delicada.

Devido aos efeitos da pandemia, vários assistidos pelas CAEFs passaram a depender de diversos auxílios para suprir suas necessidades mais básicas. Diante dessas dificuldades, a CRSC vem procurando colaborar com essas famílias garantindo a comida em suas mesas, a fim de minimizar a vulnerabilidade social e buscar a redução da reincidência criminal.