05/10/12 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

Porque é primavera...

PF I de Tremembé realiza concurso de beleza com as reeducandas da unidade

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Vencedora recebe faixa do coordenador da CVL

“Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos. Quero ver brotar o perdão, onde a gente plantou (...). Sol de primavera abre as janelas de meu peito. A lição sabemos de cor, só nos resta aprender”, (Beto Guedes – Sol de Primavera, 1980).

A Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé comemorou o início da primavera com o concurso de beleza para reeducandas da unidade. A premiação, que ocorre desde 1995, levou alegria e diversão para as presas que veem em eventos como esse uma nova forma de enfrentar a vida atrás das grades.

Para a diretora da PF I de Tremembé, Eliana de Freitas Pereira, o evento que envolve a totalidade das reeducandas, transcende os objetivos da ressocialização. Além de diminuir a distância que a prisão impõe à relação presa-sociedade, propicia a valorização das mulheres presas e dos funcionários, favorecendo assim melhorias nesse relacionamento.

Decorada com material reciclado (garrafas pet) e flores confeccionadas por detentas, a unidade estava pronta para recepcionar as 10 selecionadas, que desfilaram primeiramente com vestidos moda casual e em seguida com trajes de festa.

O intervalo entre os desfiles contou ainda com a apresentação das “Presidietes”, três presas: Aline como Maria do Rosário; Laudiene, como Cida e Katiane, como Penha, que venceram a timidez e dublaram paródia do hit das Empreguetes. A cantora Chayene, da mesma novela, também foi lembrada com a cover da reeducanda Dominique dublando “Voa, Voa, Brabuleta”.

A mesa de jurados foi composta pelo Coordenador da Região do Vale e Litoral (CVL) Luiz Henrique Righeti; pela chefe de gabinete da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Rosália Maria Andreucci Naves Andrade; Antonio Donizeti Cardoso, diretor da Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé; pela diretora do Centro de Ressocialização de São José dos Campos, Eliana Maria Guiseppa Capostagno e pela representante das presas, Geisa Cristina Silveira. Eles escolheram as três vencedoras que foram presenteadas com kits de beleza.

“Para as reeducadas, o concurso estimula a valorização humana e a elevação da autoestima, revelando potenciais e talentos para a culinária, decoração, trabalhos manuais, de cabeleireira, manicure e até modelo de passarela. Além do poder que ele exerce na manutenção da disciplina”, declara Eliana de Freitas.

A Miss Primavera 2012 foi a detenta Edivania Ribeiro, 22 anos, 1,60 de altura e uma filha. A presa está na unidade há um ano e seis meses e trabalha na confecção da Funap. A segunda colocada, Daiana Galindo, tem 24 anos, 1,60 de estatura e está detida na PF desde março, exerce trabalho nos serviços de alimentação. Fabíola Oliveira, que ficou com o terceiro lugar, tem 27 anos, dois filhos, 1,63 de altura e encontra-se há três anos no presídio onde trabalha no setor de limpeza.

“Esses eventos são uma ótima oportunidade de comprovar o resultado positivo do trabalho que desenvolvemos no decorrer do ano”, finaliza a diretora.

Vida de Presidiete

Todo dia acordo cedo;
Moro dentro do emprego.
Eu trabalho o dia inteiro;
E ganho remição.
Na cozinha ou na faxina;
Lavo panela esfrego o chão.
À tarde tenho aula;
Lá na instrução. (Instrução: denominação dada ao pavilhão escolar)
Quero ir embora desse lugar;
E nuca mais eu vou voltar.
Não vou mais cometer falta disciplinas;
Que é pra eu não me atrasar.
Quando tem alguma falta;
A guarda nem espera a prova.
Vão as duas pro castigo;
Lá na casa nova. (Casa nova: denominação dada ao pavilhão disciplinar)
Quando é dia festa;
Passo o dia a me arrumar.
Mas só tenho calça bege;
Para eu usar.
Quero tanto ir embora desse lugar;
Que nunca mais eu vou voltar.
Só penso na senhora vindo me chamar; (Senhora: tratamento dado às funcionárias pelas presas)
Pra assinar meu alvará.
Levo vida de presidiete,
Acordo às sete.
Fim de semana vou pro pátio;
Mamãe vem me visitar.
Um dia cumpro minha pena;
Ganho a liberdade.
Toda livre vou com meu;
Correspondente viajar.

Letra: Eliana Maria de Freitas Pereira.
Adaptação Musical: Gustavo Cruz – cantor na cidade de Tremembé.