Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/02/22 | Eliane Borges - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Homens transexuais participam de ação na PF de Tupi Paulista

Atividades foram programadas em referência ao Dia da Visibilidade Trans

Buscando abordar a jornada pela qual trilham pessoas que procuram realizar a transição de gênero, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista realizou em 04/02 ação que constituiu em exibição do documentário “Transbordando Amor”, da Vintepoucofilmes, com posterior produção de desenhos e frases, contando as experiências vividas, por quem se declara transexual e que cumpre pena na unidade penal.

A atividade foi desenvolvida em referência a 29/01, Dia da Visibilidade Trans, instituída em 2004, após travestis e transexuais irem até o Congresso Nacional em busca por ações de cidadania e respeito, denominada campanha “Travesti e Respeito”.

Embora projetada para a custódia de mulheres, a penitenciária abriga atualmente 29 homens transexuais, tendo em vista a vulnerabilidade dessa população específica, conforme a Nota Técnica 9/2020/DIAMGE/DIRPP/DEPEN/MJ do Departamento Penitenciário Nacional.

Relatos

“Sofro de preconceito desde que assumi minha sexualidade aos 18 anos...acho que apoio e respeito são fundamentais”, afirmou um dos participantes. “Nós podemos ser quem realmente somos...a escolha é ser feliz todos os dias, da maneira que nos faz sentir livres”, pontuou outro reeducando. “Quero ser respeitado do jeito que sou, pois sou um ser humano como qualquer outro...não sou um bicho por ter nascido desse jeito”, frisou outro apenado. “Sofri muito quando pequena, com o que as pessoas podiam achar sobre mim. Hoje, enxergo as coisas diferentes”, escreveu um homem trans.

Nomenclatura

De acordo com a Cartilha da Diversidade Sexual e Cidadania da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, transgênero/transexual é a terminologia normalmente utilizada para descrever pessoas que transitam entre os gêneros. Assim, homem trans é aquele que nasceu com sexo biológico feminino, mas possui uma identidade de gênero masculina e se reconhece como homem.

Diante da necessidade de atenção especial à população carcerária transexual, a Secretaria da Administra Penitenciária (SAP) criou a Resolução SAP – 11/2014, que dispõe sobre a atenção a travestis e transexuais no âmbito do sistema penitenciário.

Cartilha da Diversidade Sexual e Cidadania: https://justica.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/CARTLHA-DIVERSIDADE-SEXUAL-4%C2%AA-EDI%C3%87%C3%83O-2021.pdf

Vídeo documentário: https://www.youtube.com/watch?v=00MnsYlpFNg

aasassa
Topo