21/02/22 | Mariana Amud – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Servidores atuam como voluntários no socorro às vítimas de desabamentos em Franco da Rocha

Ações espontâneas demonstraram senso de solidariedade dos funcionários

As semanas entre o final de janeiro e início de fevereiro foram marcadas por fortes chuvas no município de Franco da Rocha, causando inundações, desabamentos e muitas perdas. Após dias de buscas, 18 vidas foram perdidas e mais de mil famílias ficaram desalojadas, segundo a prefeitura local. Em meio ao caos enfrentado na cidade, servidores de unidades prisionais de Franco da Rocha atuaram como voluntários no socorro às vítimas. Os estabelecimentos penais fazem parte da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Entre os socorristas de plantão esteve o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Sandro Garcia, da Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro”, que, de maneira espontânea, se propôs a auxiliar nos trabalhos de buscas por desaparecidos entre os escombros. Em seu relato, o servidor disse ter se colocado no lugar de quem aguardava por notícias de seus familiares para ir até o local ajudar.

“Foi a mais sofrida experiência da minha vida. Me lembro que, junto a quatro homens do Corpo de Bombeiros, fui chamado para remover os corpos de três pessoas de uma mesma família, pai, mãe e filho ainda bebê. Os três estavam abraçados. Foram momentos que eu jamais vou esquecer”, destacou Garcia.

Cuidado passado de pai para filho

A atuação do servidor na tragédia também envolveu auxiliar na remoção de móveis de famílias que teriam que deixar suas casas, pelo risco de mais desabamentos. Vendo a necessidade e a importância dos voluntários no local, Garcia fez uso de folga que tinha disponível e contou com o apoio de seus diretores para continuar trabalhando nos resgates.

Ao relatar a participação voluntária do servidor na tragédia, o Diretor Geral da Penitenciária III de Franco da Rocha, Ubiratan Corrêa Leite, destacou o parentesco do agente com um antigo servidor da unidade. “Garcia é filho do ex-ASP Sidnei Florentino da Silva, que durante longos anos honrou com raro empenho o nome da Pasta. Seu Sidnei, como era conhecido, trabalhou por muitos anos nesta unidade prisional, até a sonhada aposentadoria. Ao que tudo indica, Seu Sidnei deixou um legado muito grande aos seus filhos, demonstrado pelo guerreiro Garcia”, frisou o diretor. Silva faleceu em agosto de 2021 vítima de um câncer.

De forma espontânea e particular outros servidores também deram apoio aos serviços prestados no local, com atendimento de enfermagem a vítimas leves e arrecadação de suprimentos.